28.2.16

Fevereiro é mês de Berlinale!!!


 


Encontrei nas minhas anotações, o ano da minha primeira Berlinale : 2008. O primeiro filme? Tropa de Elite! Que inclusive foi o ganhador do Goldener Bär


Sempre fui fã de Berlim. Assumida. Mas na época do festival de cinema(a Berlinale), a cidade ganha um outro glam, meio hollywoodiano. O burburinho se espalha por diversos pontos, a cidade é invadida por atores, atrizes, produtores de cinema, roteiristas, intelectuais, interessados e interessantes. É uma mistura muito típica de Berlim. 
O cinema europeu se mistura com o cinema mundial e o resultado é incrível: além dos filmes, os fóruns de discussão, o festival de curtas, as exposições... 
Sofri uma fascinação intensa por tudo aquilo e, desde então não consegui mais perder uma edição. 
Conseguir participar sem ser "berlinense" é uma tarefa difícil. Uma missão "quase" impossível. Os ingressos dos filmes que estão concorrendo ao prêmio acabam em questão de minutos. As filas nos postos de venda oficial são quilométricas no primeiro dia de vendas e, a loja on-line também fica congestionada. Mas, depois de ter enfrentado "horas" nas filas externas em temperaturas abaixo de zero e, perdido carrinhos cheios de ingresso na loja on-line, descobri alguns "macetes" e, aperfeiçoei meus métodos pra comprar tickets que dão início a uma interminável maratona de filmes e muita diversão. 
Normalmente na primeira semana de fevereiro sai o "Programm". Isto é: o catálogo com todos os filmes que participam da atual edição do festival. Além dos filmes que estão concorrendo ao prêmio máximo, muitos outros participam formando uma constelação de sucessos e chances. Existe a categoria de novos talentos, de filmes antigos que já ganharam a Berlinale, o festival de curtas...
 São duas semanas de festas de gala com desfiles pelo "red carpet", estreias internacionais na Europa, sessões de oldies, fóruns de discussão, conferências de imprensa, etc.  No site vc tem acesso a tudo: filmes, horários, locais de exposição, trailers, resumo do filme...
Você tem a possibilidade de se registrar e montar um perfil. Com isso, vc pode selecionar seus filmes preferidos e organizar tudo numa agenda e deixar tudo salvo. 
Uma semana antes do início, começam oficialmente as vendas de tickets no posto de venda na Potsdamer Arkade e online. Normalmente numa segunda-feira 10hs da manhã. Quem já tem os filmes salvos na agenda, consegue ver quais filmes estão com venda on-line disponível. Somente quem mora lá e pega a fila tem acesso a comprar quais filmes quer nos diversos pontos de exposição. Pra quem depende da venda online, a oferta de tickets é mais limitada.
Sendo assim, quando sai o programa, escolho os filmes que gostaria de ver, salvo tudo lá na agenda e na segunda feira, senti na frente do meu computador e começo a guerra dos cliques, atrás dos meus tickets. Em épocas boas, consigo comprar até 5 tickets de filmes por dia. Uma literal maratona, pois mal saio de um filme, já começo o outro. 
Esse ano, por motivos pessoais, não consegui assistir tantos filmes quanto gostaria. A oferta de filmes nos dias que eu estaria na cidade não me agradaram tanto e muitos deles não consegui comprar online. Mas, mesmo conhecendo bem a cidade, sempre tem alguma coisa muito legal por fazer! Nunca consigo visitar tudo o q tenho vontade. Sempre tem um cantinho, um lugar, um café novo a conhecer...

Como nada na minha vida pode ser sem emoção, a viagem já começou com mil emoções: trabalhei pela manhã, peguei trânsito no caminho de volta, perdi o ônibus que me levaria à estação, o taxi que eu tive que pegar foi "obrigado a parar" por todos os faróis vermelhos que passamos(pq obviamente TODOS os semáforos  que estavam no caminho se encheram de emoção a nossa passagem e enrubesceram!😡), cheguei correndo na estação, pulando dentro do trem esbaforida e com cara de louca. Aí o trem ficou 45 minutos parado em uma cidade no meio do nada por motivos técnicos e só foi atrasando todos os outros compromissos marcados na Hauptstadt... 


Só q assim, atrasada porém maravilhosaaaaaaa!  Henrique Rocha e suas mãos divinas fizeram maravilhas nas minhas madeixas. Sem contar, que além das divinas mãos e talento pra deixar seus cabelos luxuosos, o danado tem um astral divino! Risadas garantidas!
Saí de lá mais uma vez esbaforida, em direção ao Friedrichstadt Palast pra encontrar com minha amiga Eve(autora do livro Ausgesetzt e mais nova jetsetterin!)Colocamos as novidades em dia aos goles de Sekt e logo nos encaminhamos pra sala, pra assistir a ultima noite de gala da Berlinale com o filme "Miles Ahead".  Os atores e diretores do  filme estavam lá e assistiram conosco ao filme que contou a história de Miles Davis , uma legenda do jazz. 



Após o "movimento" todo q uinta, decidi encarar a sexta de uma forma tranquila. Cancelei a aula de yoga que eu participaria e levantei devagar. A ordem do dia era fazer tudo beeeeeeem devagar. Muito devagar. 
Após o café da manhã, fui em direção ao antigo lado ocidental da cidade, destino à Helmut Newton Stiftung no Museu de Fotografia. Mas isso é tema pro próximo Post! Após essa visitinha, fui pra Potsdamer Arkade, em busca de tickets que não consegui comprar online. Mas antes... Pausa pro café! 

Essa é a cara de alegria por ter conseguido tickets pro filme brasileiro "Antes o tempo não acabava" do Sérgio Andrade e Fábio Baldo.

Na sexta, a maratona de filmes começou com "A Quiet Passion". Uma biografia da poetisa americana Emily Dickinson. Seguiu com o documentário do Michael Moore "Where to invade next?", sem dúvidas um dos meus preferidos! E encerrei com o filme sueco " A serious game". Foi um dia intenso, de muitas impressões. Nada como um abraço do Schatz e cama!!

Sábado aproveitamos pra tomar café da manhã num dos nossos lugares preferidos em Mitte: Barcomi's Deli!! De lá fomos visitar o Museu "The Kennedys"  e logo em seguida, partiu Berlinale again!!
Desta vez, fomos pra uma sala de cinema de verdade. O Cubix, na Alexanderplatz foi a sala onde assistimos ao filme "Antes o tempo não acabava" e a discussão junto com os diretores e elenco do filme. 
De lá, eu queria ter visto a instalação do Ai Weiwei na Konzerthaus mas, ela já tinha sido retirada a alguns dias. Ele cobriu as colunas da Konzerthaus Berlin com coletes salva vidas utilizados pelos refugiados que chegaram a ilha de Lesbos na Grécia. Sem sombra de duvidas uma obra provocante em homenagem a todos os refugiados que morreram afogados tentando cruzar o Mediterrâneo. 
Sem exposição, caminhamos pelas ruas de Berlin, em direção novamente O Friedrichstadt Palast  pra assistir nosso último filme do sábado: Saint Amour. Um filme francês leve, suave, levemente comigo e que te induz a beber um copo de um bom vinho tinto francês no final. 

Encerramos nossa noite, num restaurante francês (seria influência do filme?) maravilhoso:  Le pétit Felix. O "pequeno" irmão do conhecido Club Felix não nos decepcionou. Atendimento nota 10, comida excelente, ambiente calmo e elegante. Com certeza um highlight! 


O domingo foi nosso último dia e encaramos uma real maratona: 3 filmes na sequência! Genius, que conta a história de Max Perkins, editor que descobriu talentos como Scott Fitzgerald e Thomas Wolff. Contou com um elenco de estrelas é uma história belíssima. Meu preferido, sem dúvidas.
O filme francês L'Avenir, que ganhou o urso de prata por melhor direção. Uma história continua, contando a vida é os rumos uma mulher de meia idade que foi deixada pelo marido. Impressionante pela força de espírito e a dignidade da atriz principal que seguiu a vida adiante. Sem dramas, com a cabeça erguida.
E o último, "The Commune". Um filme dinamarquês, que ganhou o urso de prata por melhor atriz. Uma história que se passou nos anos 70, época de liberdades, buscas e revoluções internas. Valeu a estatueta. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário