14.3.16

Helmut Newton & The Kennedys

Fonte: Snapchat
Nesta visita a Berlim, incrivelmente deu tempo de também curtir um pouco dos diversos museus que a cidade oferece. Desta vez optei por visitar dois pequenos, nos quais eu estava mais interessada no acervo próprio do museu do que nas exposições itinerantes.O primeiro escolhido foi o Helmut Newton Foundation - Museum für Fotografie . Ele fica ali em Charlottenburg, na cara da saída do Bahnhof Zoo. Uma casa bonita, com ampla escadaria e teto alto mostra nos seus três andares um pouco da vida de Helmut Newton no primeiro andar, no segundo uma exposição de fotos da carreira dele e o terceiro andar fica reservado as exposições itinerantes do Museu de Fotografia.
Helmut Newton foi um foi um fotografo alemão badaladissimo e muito conhecido por seus editorias de moda e fotos de nus artísticos. Sua família e ele fugiram na época da Segunda Guerra Mundial por serem judeus e ele acabou em Hollywood, se tornando essa figura tao conhecida no mundo da moda. Foi muito interessante ver editoriais de modas "Pages from the Glossies" dos anos 60, 70, 80 e 90. Numa época onde não existia Photoshop e o fotografo tinha que realmente ser bom pra encontrar a melhor luz e utilizar as melhores técnicas pra tirar a foto perfeita. Realmente uma arte!Foi também curioso ver o padrão de beleza co corpo feminino mudando durante os anos. Elas sempre foram magras mas, nas fotos fica claro que o corpo humano tem imperfeições, essas que não foram corrigidas por um programa e sim com um jogo de luzes, maquiagem e poses estratégicas. As fotos de nudes chocam um pouco, especialmente recordando a época em que foram feitas. Mas gostei muito pelo bom gosto e elegância que muitas apresentam.  Literalmente um must para os amantes de fotografia,

Entrada do museu 


A outra visita foi dedicada desta vez ao acervo do Museu The Kennedys, que mostra em uma série de fotos, vídeos e objetos pessoais, a trajetória da família presidencial mais famosa do mundo. As fotos da família, objetos de campanha eleitoral, videos da visita de JFK em Berlin na época da Guerra Fria mostrando o desfile e o seu famoso discurso, em que ele diz em alemão ser um berlinense, mostrando todo seu sentimento pela cidade e pelo sentimento de revolta  com a situação da cidade separada pelo muro. O museu conta com um acervo pequeno mas o que também vale a visita é o prédio onde ele é localizado. Ele fica na escola judia para meninas em Berlin Mitte, um prédio que foi reformado e ainda conserva aquele ar de pátio de escola, corredores longos, paredes de tijolos com murais de avisos. Lá também tem dois restaurantes incríveis que vale a visita: o Mogg & Melzer Delicatessen, que tem um delicioso sanduíche de pastrami(typical american!) e o Pauly Saal, que é mais elegante com cozinha alemã. Já visitei os dois e cada um na sua particularidade são bárbaros!

Jackie and me!
"Como é estranho - as vezes eu acho que as palavras que meu marido falou e serão mais lembradas não são em sua lingua materna: Eu sou um berlinense"



Nenhum comentário:

Postar um comentário