27.8.14

E a dieta como vai? Bem obrigada!

Desde meados de fevereiro estou numa dieta "especial". Quem me acompanha de perto, sabe que depois de um tempão mal, fui diagnosticada com algumas alergias e intolerâncias alimentares. Fiz um daqueles exames de sangue completos e saiu uma listinha enorme de alimentos "tabus": ovos, leite animal, derivados do leite, castanhas, mostarda, gergelim, sementes de girassol, glúten....

A maior missão de todas era párar de comer todo tipo de produtos industrializados. A algum tempo eu já priorizava uma alimentação mais natural, comida fresca mas, sempre tem uma coisinha ou outra que escapa do controle: um enlatado, um molho pronto, comer fora de casa...

Era o momento pra comer como antigamente: comida de verdade! O começo foi extremamente difícil. Me faltava disposição física pra preparar tudo e eu também não conseguia me desapegar nos alimentos e pratos que eu tanto gostava e eram também saudáveis do ponto de vista nutricional. A visita ao Brasil facilitou muito e deu um super empurraozinho: a variedade de frutas e legumes fresco é maior que aqui e, eu tinha minha amada mamãe pra preparar tudo pra mim! Um sonho de consumo: levantar e ter café da manhã na mesa, não se preocupar com o que vai ter de almoço ou no jantar. Apenas sentar e comer! A única desvantagem desse tipo de alimentação especial no Brasil são os preços! Produtos sem glúten, funcionais ou com preparação especial tem preços exorbitantes! 



Quando voltei pra cá, tive primeiro um período desmotivado: já estava bem melhor mas ainda não estava 100%. Então a readaptação levou mais um tempinho. Bom, passado isso, fui atrás e com a ajuda de vários amigos e do Google fui achando produtos bárbaros! Macarrão, caldo de legumes sem glúten e sem conservantes, iogurte de coco.... As experiências culinárias nem sempre funcionam, sabe? Ainda tenho muitas dificuldades em conseguir fazer um bom pão sem glúten. O glúten é responsável por aquele aspecto borrachudinho do pão, deixando-o leve e macio. Já experimentei algumas receitas mas ainda não encontrei a ideal. Enquanto isso, vou encontrando aqui produtos que são bárbaros! No Google encontrei um padeiro que produz apenas pães sem glúten e sem espessantes! E o melhor? Dá pra comprar online e, chega em casa pelo correio! 



E, como o inverno está chegando a passos largos (aqui na terra da batata, o verão já acabou!), já fiz meu estoque de frutas tropicais! Como? As que eu não congelei, eu comprei as polpas online!!
Olha, posso ainda não morar no paraíso mas, pra muitas coisas, o Google manda buscar!! 


Abaixo o endereço dos fornecedores de pães e polpas. Aviso: site em alemão! =)


2 comentários:

  1. Oi Ana

    lembra de mim? Faz séculos, fico aqui no meu canto lendo e quando vi o seu post me lembrei da reeducação alimentar que meu cunhado fez/faz.
    Você já viu livros de receita pro tipo de alimentação chamado "paleo" (nada de produtos industrializados, nada de glúten e dericados de leite, etc) ?
    Eu tenho um em casa e a variedade é grande (além disso as receitas sao gostosas) e talvez você encontre lá várias idéias pro seu cardápio.
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, tudo bem?
    Menina, tenho um livro de paleo e algumas receitas que colecionei pela internet. Algumas idéias são realmente boas, dá vontade de morder algumas fotos! Eu tiro algumas idéias de lá mas, infelizmente muitos alimentos "paleo" não se encaixam no meu novo protocolo alimentar. Mas uma vez ou outra dou sorte!
    Obrigada pelo comentario e pela dica!!
    beijinhos!

    ResponderExcluir