8.7.09

leituras que ensinam

O verao finalmente chegou em terras germânicas e, posso praticar um dos meus hobbies favoritos: a leitura.



Aliás, o verao é apenas uma desculpa, pq adoro ler em todas as estacoes do ano. No verao é bom pq posso pegar minha esteirinha, ir pra beira do rio e ler enquanto tomo um solzinho. No inverno pq é uma delícia me enrolar no meu cobertorzinho, deitada no sofá com um Latte Machiatto e curtindo ler páginas e mais páginas...

A leitura sempre teve um papel muito ativo na minha vida. Desde pequena gosto muito de ler. A leitura me abriu horizontes inexplicáveis: literalmente deu asas a minha imaginacao(que é super fértil, aliás), me deu um mundo colorido e fantasioso paralelo a realidade, me deu sonhos, me puxou a realidade, deu cores ao cotidiano, explicou termos técnicos e expandiu meus pensamentos além das fronteiras.

Com o passar do tempo fui ficando seletiva: nao sou do tipo que lê qualquer coisa que caia na mao. Isso nao. Tem gente que lê de tudo: panfletos, propaganda política, jornais, artigos de revista, livros, editoriais e até bula de remédio! Bom, eu prefiro um bom livro, ainda daqueles bem a moda antiga: encadernado, com cheiro de novinho e de preferência sem nenhum amassadinho, apesar das orelhas darem uma "vida" ao livro. Essas modernidades de ler livros online, e-books coisa e tal ainda nao me pegaram. Quem sabe ainda me modernizo uma hora dessas...



Eu li um livro, um dia desses, da Isabel Allende, um livro de memórias que comprei na minha última visita ao Brasil. Chama-se A Soma dos Dias. É uma quase biografia, um relato de dias tristes, felizes, comuns, extraordinários, enfim: ela abre as portas da sua vida e nos deixa entrar pra chorar e rir com ela.

Tenho dado preferência nos últimos tempos a livros leves, que contam histórias boas, com mensagens positivas ou algo totalmente fantasioso e que me tirem fora da realidade,que tem me assustado um pouco nos últimos tempos. De qq maneira, tirei mensagens dele que se encaixam um pouco na minha vida e que muitas vezes precisam ser escritas pra serem gravadas na mente e no coracao:



3 regras básicas que se aplicam nas relacoes humanas:


  1. nao é pessoal;

  2. cada um é responsável por seus sentimentos;

  3. a vida nao é justa.



Bons instrumentos para a vida:


  • memória seletiva para lembras as coisas boas;

  • prudência lógica para nao arruinar o presente;

  • otimismo para encarar o futuro;

  • e nao se queixar: isso acaba com a saúde!

Lendo, vivendo e aprendendo....

Um comentário:

  1. Olá Ana bom dia,pois é nao foi dessa vez, quem sabe na próxima,mas o convite ainda continua valendo.
    Ah! por favor manda um poquinho do verao daí pra mim,aqui está mais com cara de outono.
    Ich wünsche dir einen sonnigen Sonntag.

    ResponderExcluir