12.9.14

Paris, Paris, Paris!!! Meu guia pessoal parte 1 - passeios imperdíveis!

Paris é um lugar fantástico! Apesar de não ser a minha cidade preferida na Europa, é com certeza, uma das que visitei com mais freqüência.
Com o maridao, foi a primeira vez. Depois dessa, inúmeras outras com amigos, familiares e sozinha vieram. Sempre que vou acompanhada de alguém que está indo pela primeira vez, temos que fazer os passeios básicos. Mas, procuro sempre, ir a pelo menos um lugar ao qual ainda não fui. O que não é uma dificuldade  para uma cidade do tamanho de Paris e de suas possibilidades. Isso deixa a visita sempre ainda mais maravilhosa.

No final do mês, estarei la novamente. Desta vez, como no ano passado, estou indo pra correr. Ano passado, estive na La Parisienne, uma corrida lindíssima! Feita apenas para mulheres, com um percurso super tranquilo de 6,4km, saindo e voltando da Torre Eiffel. Um sonho!!
Este ano, o desafio é bem maior! Paris Versailles me aguarda!!! Será um percurso maior, com mais emoções!

Obviamente, já estou montando "aquele mega roteiro" e, vou dividir aqui novamente(já contei de alguns lugares la no post paris-is-always-paris) alguns dos lugares que eu costumo visitar em todas(ou quase todas!) visitas. Como a lista é grande, dividi o post em dois para facilitar preferências...


1. Place du Trocadéro - é um dos locais mais bacanas pra ver a torre Eiffel. Sabe aquele lugar onde todo mundo tira uma foto com o dedo na pontinha da torre? Entao, é lá! Um lugar fantastic! O meu horário preferido é ao anoitecer. As fotos ficam lindas e, assim que escurece, de hora em hora começa o show de luzes da torre! Ela fica á, lindona e iluminada e, nessas horas fica mais espetacular ainda. Sempre tem um tema diferente, entao, todo ano vejo uma "nova" torre.






2. Avenue des Champs Élysées - a rua mais famosa de Paris é destino de todas as minhas visitas. Quem foi passear em Paris e, não passou por lá, não foi a Paris!!
Lá estão as algumas grifes famosas, lojas de carros, restaurantes, cafés, lojas para os simples mortais... Comeca no Arco do Triunfo e termina no Concorde ou ao contrário. Independente da ordem, ela é maravilhosa e sempre vale a visita!!



3. Louvre - O museu mais famoso de Paris e do mundo! Sao km de museu com diversas obras de arte, pinturas, esculturas... Historia, história, história. Nem só de Monalisa vive o Louvre mas de diversas outras sessões. O acervo é fantástico!! Para os amantes da arte e da história da arte, impossível visitar tudo num dia só. Quem vai pra ver a Monalisa, prepare-se a é fila gigantesca e, para vê-la de longe e por alguns segundos.
O Louvre também tem uma parte que vc não precisa pagar para entrar. Quem entra pela entrada principal, tem oportunidade de tirar fotos na pirâmide externa e,pode descer a escada rolante e, passar pela Galeria. Lá vc encontra a pirâmide abaixo e, inúmeras lojas. Um dos caminhos leva direto ao metrô.


 4. Jardin de Tuilleries - É o lindíssimo jardim com flores, arvores, gramado e esculturas que fica entre a Place de la Concorde e o Carrousel du Louvre. Hotspot para corredores, turistas e amantes de Paris!

5.  Sacre-Coeur & Montmatre -  A basílica de Sacre-Coeur & Montmatre é um passeio para quase um dia todo! Eu recomendo ir em um dia claro para lá. A Basílica fica no alto e tem uma vista fantástica de Paris! Quando está nublado, perde um pouco da graca. Dá pra chegar la´a pé, pelas escadarias ou de Furnicular.
No bairro de Montmatre fica o reduto artistico, a Place du Tertre cheia de restaurantes e cafés, o Moulin Rouge, o café da Amelie Poulin, um museu onde era produzida a farinha que ia para a maioria das padarias de Paris...
 




6. Galeries Lafayette & Opera Garnier - Mesmo quem não quer fazer compras, tem que passar pela loja de departamentos! Lá estão instaladas as grandes marcas do mundo fashion, tem um mercado cheio de gostosuras para degustação local e para levar pra casa, uma perfumaria fantástica.  É literalmente um ponto turístico! A abóbada e seus vitrais é um highlight!
A Opera é espetacular por fora. Ainda não tive a oportunidade de assistir nada por lá mas, um dia ainda apreciarei. Deve ser um espetáculo à parte!
 Essa região também é cheia de lojas, restaurantes, bares e cafés. Quem curte moda e compras, também pode dar uma passarinha pela Printemps!







7. Catedral de Notre-Dame - A bela catedral parisiense fica na Ilê St-Louis. Inspiração para outras obras arquitetônicas, filmes e histórias. Quem tiver disposição, pode subir na torre e apreciar a vista!



8. Igreja da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - parada obrigatória de muitos brasileiros católicos. Uma igreja pequena, tem missas quase o dia todo e local de uma paz incrível!! Visito quase todas as vezes que estou por lá. Fica num dos meus bairros preferidos, St. Germain, ao lado do Le Bon Marché.



9. St. Germain des Prés & Jardin de Luxembourg - um dos meus bairros favoritos para ficar em Paris. Muitos restaurantes, cafés e bares agradáveis(eu adoro comer bem, tenho várias indicações legais!). O bacana de lá é ir pra se perder nas ruas e nos cantinhos. Quando der fome, pare pra comprar um café, comer um macaron ou passe pelo Gerard Mulot(eleito um dos melhores croissants de Paris) compre algo para levar e vá direto para o Jardin de Luxembourg e curta o movimento parisiense...

10. Marais -  Meu coração se divide entre esse bairro e St. Germain. Adoro me "perder" pelas ruas de lá. Depois de passar pelo Hôtel de Ville, a prefeitura parisiense, entre em alguma rua e viva Paris! As ruas reservam lojas altamente fashion de marcas parisienses(algumas high fashion outras not!), cafés, patisseries,  restaurantes, bares. É um bairro boêmio, agradável demais! Um dos meus programas preferidos é ir para a Place des Vosges e ficar curtindo ou fazer um piquenique. Simplesmente bárbaro!

11. Versailles - Acho que preciso falar muito pouco de lá. O interessante é se surpreender!! Reserve um dia todo para ir e vá de trem. A residência de verão da monarquia francesa é sensacional! Dá pra sentir a presença de Marie Antoinette. O castelo é pomposo em todos seus cantos. Da fachada aos aposentos. Os jardins são um capítulo à parte. No verão(até outubro, se não me engano) tem um espetáculo à parte para os turistas. Os jardins são inundados com música clássica e as fontes funcionam a todo vapor com jogos de água. Fica marcado para sempre a memória. Lembranças inesquecíveis!

P.S.: Este post pode conter alguns erros geográficos ou de ortografia, especialmente francesa. Não consultei meu guia e fui escrevendo baseada nas minhas lembranças. Vou caprichar na parte dois. Vou buscar meu Moleskine e dar detalhes!!

Um comentário:

  1. Nossa Primassa quanta saudades de Paris,

    Pode ter certeza que iremos juntos novamente agora com a Bimbinha rsrsrs

    ResponderExcluir