9.11.13

Dos meus medos na Alemanha

Já faz uma semana que ando mega preocupada por aqui. Uma amiga alertou sobre a notícia que estava estourando na internet e logo em seguida nos jornais. Frankfurt tem um tarado a solta.
A primeira vista parece engraçado. Mas não é nem um pouco. É muito sério!

Esse louco atacou e tentou estuprar 6 mulheres em uma semana. Por um golpe de sorte, elas conseguiram escapar antes que o pior acontecesse. Ele atacou diferentes tipos de mulheres, de diferentes faixas etárias em diferentes situações. Ele se aproveita da escuridão que o outono traz consigo e, ataca as mulheres pela manhã e à noite. Isso está provocando uma certa inquietude na população feminina por aqui.

Eu estou realmente preocupada e até um pouco nervosa. Cheguei a ouvir um "É pra tanto?" E, eu acho que sim, por diferentes motivos. 

Primeiro porque essa notícia e a demora da polícia em pegar o cara me tirou daquel "nuvem de segurança" que vivemos aqui. Voltei a ficar naquele estado de alerta, típico de quem mora em grandes centros no Brasil. Toda vez que tenho que sair de manhã e está escuro ou volto do trabalho à noite, tenho aquela descarga de adrenalina, fico olhando para os lados, entro no carro e tranco a porta correndo, já não saio mais pra correr à noite... Isso é um "roubo" de liberdade. E obviamente minha psique está reagindo muito mal a isso. A insatisfação é constante mas, o lema "É melhor prevenir do que remediar" ainda prevalece.

Depois pq o tarado atacou essas mulheres no meu bairro. Em locais próximos a minha casa, ao meu local de trabalho, a minha academia, a minha rota de corrida... Atacou corredoras, mulheres entrando no carro, no ponto do tram, indo para o trabalho, voltando para casa... Essa proximidade é assustadora!!

A polícia tem trabalhado na busca desse sem vergonha, usado a imprensa procurado ajuda na população meio q sem sucesso. Duas semanas já se passaram e até agora NADA. Aumentaram o policiamento nas ruas, já receberam mais de 300 ligações com dicas mas nada confere. Isso realmente é alarmante. Fico meio q em dúvida com relação às pessoas. Que ninguém nunca tenha visto esse rosto por aí. Impossível que esse homem não more em algum lugar, não faça supermercado, não compre pão... Triste que as pessoas não tenham coragem de denunciar. Especialmente porque esse silêncio não é alimentado pelo medo e sim pela indiferença. Aquela vontade de não se envolver em algo que teoricamente não lhe diz respeito. A falta da coragem civil. Realmente muito triste. 

Enquanto isso, minhas amigas e eu restringimos nossos hábitos de corrida, nosso direito de ir e vir a qualquer hora sozinhas e ficamos na torcida que esse tarado safado seja pego.

Se você mora ou trabalha em Frankfurt e já viu esse rosto por aí, não exite em ligar pra polícia. Não tenha medo de represálias ou de acusar um inocente. Quem é realmente inocente, não tem nada a temer. O lugar desse louco é na cadeia e não no meio de população.





http://www.journal-frankfurt.de/journal_news/Panorama-2/Mehrfach-versuchte-Vergewaltigung-Fahndung-nach-Sexualstraftaeter-20083.html

3 comentários:

  1. Prezada Ana, sinto em te dizer: bem vinda ao meu mundo!! Aqui, na Z.O. de são paulo, convivo com o medo do estuprador, do drogadinho ali da boca de fumo, do assaltante, do motoqueiro, até da calçada esburacada para não cair e me estrumbicar. Boa sorte pra nós!!

    Leila

    ResponderExcluir
  2. Prezada Ana, sinto em te dizer: bem vinda ao meu mundo!! Aqui, na Z.O. de são paulo, convivo com o medo do estuprador, do drogadinho ali da boca de fumo, do assaltante, do motoqueiro, até da calçada esburacada para não cair e me estrumbicar. Boa sorte pra nós!!

    Leila

    ResponderExcluir
  3. A vida anda difícil em qualquer canto de SP, né? Lembro bem do que era isso quando vivia aí e, todas as vezes q vou a passeio. Viver em meio a violência é dureza. Sorte pra todas nós!!!

    ResponderExcluir