18.11.13

Alimentação funcional e meu bolo de tapioca

Eu sempre procurei me alimentar de uma maneira saudável. O caso é que nem sempre o que pensamos que é saudável, é realmente saudável ou serve para as nossas necessidades diárias.

Hoje estamos vivendo uma nova onda no que diz respeito a alimentação. A nova onda do momento é a alimentação funcional. Como o próprio o e diz, ela deve ser funcional, isto é, se ajustar as nossas necessidades diárias. O caso é que como toda nova onda, isso vira uma febre e ninguém mais pára de falar sobre isso e não pensam realmente nas vantagens e desvantagens. Simplesmente incorporam a nova onda no cotidiano e, reclamam quando os resultados não são realmente os esperados.

Viver funcional é nada mais do que adaptar nossa alimentação a nossa realidade,  nossos objetivos,  usando produtos frescos, com ativos que ajudam nosso corpo a funcionar melhor. Com menos corantes, conservantes, com mais princípios ativos, vitaminas, fibras.  Quem já tinha uma alimentação mais "clean", "limpa", não precisou fazer muitas adaptações.

Apenas um lembrete para os desavisados. Os termos "no gluten", "no lactose", "no sugar" não significa que os produtos sejam "low carb", "diet" ou "light" ou que devam ser usados para uma dieta com restrição calórica. Definitivamente as receitas/produtos que contêm esses termos são para pessoas com alergias, restrições alimentares ou as que simplesmente querem levar um estilo de vida mais saudável ou estão procurando melhorias nas funções corporais. Pense nisso se for realmente for utilizar esses produtos e/ou receitas.

Abaixo, tem a receita do meu bolo favorito do momento. Fiquei simplesmente viciada nele! Totalmente no glúten , no lac, no sugar totalmente high carb.



Bolo de tapioca 

250g de tapioca granulada ou sagu (+250 ml de leite de arroz ou amêndoas para hidratar)
1 col de sopa de farinha de arroz integral(ou maizena, farinha de coco...)
2 ovos
250ml de leite de coco light
3 col de adoçante culinário 
2 col sopa de coco ralado
1 col café de fermento em pó 

Hidratar a tapioca com o leite pelo menos 30 minutos. Misturar todos os ingredientes. Colocar num refratário e assar até dar o ponto de cozimento(no meu leva uns 20min no alto)

Tapioca cake

250g de tapioca sagu (+250 ml rice milk or almond milk to hydrate)
1 spoon rice flour(or coconut flour)
2 eggs
250ml coconut milk light
3 spoons sweetener 
2 spoon shredded coconut 
1 spoon baking powder

Tapioca and milk hydrate for at least 30 minutes. After it mix all ingredients together. Place in an ovenproof dish and bake up to the point of cooking (it takes about 20min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário