15.2.12

Recordar é viver! 10 anos!!

Jamais poderia deixar passar em branco meu jubileu aqui na Alemanha: 10 anos!!!


Sim caros leitores, exatamente no dia 22 de janeiro pisei em terras germânicas pra ficar de vez.
A jornada começou no dia 19... nós casamos e comemoramos!


DCP_0368




Depois da noite(ou melhor manha) de núpcias, fui pra casa, juntei meus trapinhos e peguei o primeiro vôo direto, que na época ainda era operado pela Varig!
Cheguei naquele misto de emoções, sem saber o que fazer, falar ou pensar. Na realidade, nem tive muito tempo pra isso. Desenrolei uns trapos, juntei outros e parti novamente rumo ao aeroporto pra minha tão esperada lua de mel no Tahiti.




Lua de mel - Tahiti



Depois de maravilhosos 16 dias de sol, praia, paraíso e amor caí novamente na terra da bunda gelada e, pra ficar de vez.


Obviamente foi um choque. Sair de um país tropical e cair direto, sem escalas dentro de um freezer. Mas no começo tudo é festa, tudo é novidade e lindo. Até aparecer o primeiro winter blues.






balcao no inverno
Foram dez anos de extremo e intenso aprendizado. Começar do zero tudo novamente com 24 anos. Houveram dias muito difíceis mas também dias muitos felizes. Os dias de decepção e frustração, em que nada, simplesmente NADA, deu certo. Dias em que depois de meeeeeeeeeeses de curso, eu nao conseguia formular 1 frase correta em alemão. Dias que eu perdi o trem por estar "30 segundos" atrasada. Dias em que fui obrigada a ouvir um nao. Dias eu tive que repetir 4 vezes a mesma frase e a pessoa simplesmente nao entender e me largar falando sozinha. Dias que em que fui indelicada com as pessoas por não entender seus hábitos. Dias q fui ofendida pq nao me entenderam. Dias que eu tive vontade de empacotar minhas malas e voltar correndo pro meu país tropical.

Em compensação, houveram dias de extrema alegria. Por todas as vitórias conquistadas. A minha primeira conversação sozinha em alemão. Ao meu primeiro emprego. A minha primeira aula em que eu consegui fazer tudo certo. A primeira vez q fui capaz de responder a uma grosseria com extrema educação. Ao meu primeiro convite pra uma festa alemão. A minha primeira amizade com um local.   A todas novas descobertas. Ao dia em que eu recebi meu passaporte alemão.




Quando eu cheguei aqui em Frankfurt tudo era novo. Me senti como uma criança que aprende a viver. Passei por situações dramáticas, engraçadas, frustrantes e posso dizer como boa expatriada que a grande maioria foi hilariante pra ser sincera. 

Me lembro da primeira vez que fui ao supermercado aqui com o Schatz. Morávamos num bairro muuuuuito tranqüilo, cheio de velhinhos e com um mercadinho próximo. Primeiro ponto da história: Schatz pergunta onde está minha lista de supermercado. Caros colegas, nunca fui dona de casa na minha vida. Das vezes q visitei um supermercado pra minha mãe na vida(a maioria das vezes íamos juntas e, ela fazia as compras de casa e eu colocava no carrinho as besteiras). Tá na cabeça. Na cabeça, como assim??? Bom, o alemão fez sua listinha e lá fomos nós. Parada nos secos: arroz, macarrão, pão. Parada na latarias: molho de macarrão, ervilha, champignon. Parada na geladeira: iogurte, leite, requeijão. Parada na geladeira de frios: 5 fatias de presunto, 4 de salame, 6 de queijo. Como assim fatias??? Sim, meus caros: alemão que é alemão(especialmente os solitários e econômicos) curte pedir fatias. Tá bom. Vai pra fila do caixa, que é literalmente expressa. Caixa passa as compras, Schatz paga e, lá tô eu esperando o embalador ou pelo menos a mulher me dar as sacolinhas de plástico. Até a hora q ela começou a passar as compras do próximo e o Schatz me pergunta cadê a nossa sacola. Como assim cadê a sacola?? Tô esperando a mulher me dar uma. E lá vamos nós, carregando nossas comprinhas nos braços até em casa e eu tomando uma lição de economia doméstica, meio ambiente e sustentabilidade.

E o dia da perseguição do vizinho?? Tava aquele frio que só S.Pedro pode mandar pra Alemanha e eu fui tirar o lixo. 4 sacolas na mao: orgânico, vidros, plásticos e  o "resto". Atrás do prédio tinham as lixeiras. Dois quarteirões depois os container para os vidros. Schatz já tinha explicado tudo, mostrado tudo coisa e tal. A palhacona aqui, viu um solzinho do lado de fora e achou que já tinha esquentado. Coloquei minhas Havaianas e lá fui eu na lixeira. Sem casaco. Quando cheguei lá fora, constatei meu engano e, saí correndo pra colocar as sacolas lá fora. A preguiça e o frio master congelaram minha boa vontade e, eu simplesmente joguei os vidros juntos com o lixo normal. Que mal pode haver não?? Sim, há um mal beeeeeem grande. 4 dias depois, volto eu pra pôr o lixo lá fora e, pra minha surpresa, "reconheço" meus vidros ao lado da lixeira. Fui lá eu "fingir q não era comigo" e ao me virar pra voltar pra casa, dou de cara com meu vizinho. Velhinho muito simpático, que me explicou q os vidros deveriam ser jogados separadamente no container lá no outro quarteirão. Então, ele repetiu, repetiu, repetiu, pegou os vidrinhos, pôs na minha mao e me mostrou o caminho com o dedinho. Sim, ele ficou me esperando voltar, para juntos subirmos as escadinhas que separam nossos apartamentos da porta de entrada. Bacana, né? Não preciso nem contar que eu não entendi nenhuma palavra q ele disse nem a cor da minha cara, partida de vergonha...

Ah, se eu fosse contar todos os "micos" que me acompanharam nesses 10 anos...

O mais engraçado foi descobrir depois de 8 anos aqui que eu já me sinto "parte" da sociedade alemã. Praticamente uma batatinha. Incrível perceber, q vários pontos de critica sobre os costumes e atitudes dos alemães, acabaram se incorporando no meu cotidiano e virando parte do minha personalidade. E, por isso a decisão de me tornar uma "batatinha" foi mais que selbstverständlich   natural.










Hoje quando olho para trás, por tudo q eu passei, me sinto outra pessoa. Decidir mudar pra outro país, outra cultura, outra vida foi uma decisão voluntária e altamente consciente. Hoje minha decisão de ficar aqui o resto da minha vida(viu, um costume alemão: planejar a looooooongo prazo) também é mais que consciente e voluntária. Quando decidi morar aqui, decidi ser feliz e aceitar um novo estilo de vida. Aceitar que nem tudo é como planejamos. Aceitar que aqui eu sou a minoria e preciso me adaptar às pessoas e aos costumes. E vou contar uma coisa: não é difícil como falam por aí. Os cabelos mudaram, as rugas apareceram mas a vontade continua a mesma:   ser feliz  onde quer que seja e, assim será! 

11 comentários:

  1. Que lindo Ana! Feliz 10 anos de Alemanha!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse post!

    Eu, meu marido e meus filhos estamos justamente começando a nossa jornada, nos mudamos pra Frankfurt em março. Se tudo der certo, ficamos pra sempre.

    Por isso esse post mexeu tanto comigo. Espero daqui a 10 anos estar tão feliz como você!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi...meu nome´é Ana!
    estou indo viver em Dresden (aí na Alemanha), meu espos já foi em janeiro.
    Adorei ler este post seu, dei risdas dos micos...
    Me encherguei um piuco nas coisas que talvez também irei passar.
    tenho um blog http://ananaalemanha.blospot.com
    Passa lá pra me conhecer...
    estou indo agora em abril, ai, ai...
    beijos

    ResponderExcluir
  4. entao vc chegou na alemanha alguns dias antes de mim! hehe também estou a 10 anos por aqui mas não tenho tanto tempo de casada =) qto ao passaporte alemao...era pra ja te-lo desde o ano passado mas acredite se quiser, tive que adiar pra esse ano porque o Enrico é "novo" demais e só trabalhava a 4 anos ao invés dos 5 obrigatórios para constar na aposentadoria. haha bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eeeeee :-))))
    Parabéns pela sua persistência haha!
    Quando eu crescer quero ser que nem você :D

    ps: seu blog tá abrindo uns pop-ups chatos pra dedéu

    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o batatinha :-)
    E.. parabéns pela história de sucesso! Se adaptar a uma nova cultura e um novo país nao é mole :-(
    Beijocas, e bom final de semana!
    Angie

    ResponderExcluir
  7. ACHEI VC GENIAL!!! UM BLOG SUPERDIVERTIDO!! SUAS AVENTURAS AQUI NA ZOIROPA E A BATATALANDIA SEM COMENTàRIOOOSSSKKKKKKKKKKKKK TB SOU FAN DA MADONNA!!GENIALLLLLLLLLLLLL!!

    ResponderExcluir
  8. adorei o post sobre os 10 anos de Alemanha, a historia do lixo, os micos e as conquistas.

    Me identifiquei com algumas coisas, mas nao muitas por que com as rodinhas nos pes, passo uns 3 anos em cada pais e ja vou arrumando as malas de novo. nao da tempod e "fazer parte"de lugar nenhum, entao na minha listinha ficam so os micos.


    Mas nao entenda isso como uma reclamacao, optei por isso,e stou feliz assim.

    Bom, o blog e seu, eu tenho mania de falar, falar, falar. Vou ficar quietinha agora.

    Feliz 10 anos de Alemanha!

    E por favor, tira o verificador de palavras? eu to ceguinha, apanho um monte pra ler as letrinhas... :-)

    ResponderExcluir
  9. oi me chamo michel e estou há 03 meses em bremerhaven, porem há 04 anos conecutivos venho sempre para alemanha no verão, esta e a 1 vez que venho no inverno e pra ficar mais que 15 dias como de costume, porem encontrei seu blog por acaso na net e deste então virei leitor assíduo... me identifiquei com algumas coisas principalmente com a parte de meses de curso e da luta de formular e sobre tudo entender um idioma tão estranho para nos. micos são sempre micos mais creio que a maravilha de ser um auslander e que todos os dias vc tem que aprender coisa novas provas novos sabores e texturas e aprender sobretudo a ver que a vida tem outras nuances alem daquelas que costumamos observar em nossa zona de conforto... felicidades e que deus te ilumine sempre
    um colega brasileiro
    Michel

    ResponderExcluir
  10. Frôooo,
    Quanto tempo eu não passava por aqui,
    parabéns, 10 anos de batatice!
    Que vc complete muitas e muitas décadas de alegrias, adaptações e muitos aprendizados!

    beijoca

    ResponderExcluir
  11. Post lindo! Me inspirou :)!
    Vc merece :)
    Bjs

    ResponderExcluir