11.11.11

NY day by day: dia 2- Lower Manhattan



Viajar no comeco do outono é sempre uma aventura: vc nunca sabe exatamente como estará a temperatura e as condições climáticas locais. Confiar na previsão do tempo é praticamente como acreditar numa cartomante: tem vezes q acerta, tem vezes q nao.
Nao sabíamos a quantas andava nosso crédito com S.Pedro e, por isso quando ouvimos q faria sol no dia seguinte, nao tivemos dúvida: Miss Liberty, here we go!

Só que visitá-la nao foi tao fácil assim como imaginávamos. Vimos online quando eram os horários da balsa e, partimos logo após o breakfast de metrô em direção a Lower Manhattan, de onde saem as balsas pra  ilha. Um dos grandes problemas de nao possuir um GPS embutido na cabeca, é q vc precisa ter pernas fortes, paciência, desinibicao suficiente pra pedir por informações pra passantes e muito tempo pra conseguir chegar ao seu destino. Bom, eu possuo quase todos os compontentes anteriores, com exceção do GPS. Sou um negação pra me localizar no espaco. Sabe aquelas pessoas que vc vê na rua procurando placas de rua e girando o mapa em todas as direções possíveis e imaginárias? Entao, essa sou eu.
Superado essa pequena dificuldade do GPS embutido, contamos com as outras: de viajar com uma amiga q possui a mesma deficiência q vc tb é um poço de desatenção  e, q vcs simplesmente nao calam a matraca e preferem ficar falando desesperadamente sem pausas ao invés de se concentrar no caminho.
Pq eu contei tudo isso? Sente o drama:
As bonitas tomaram o metrô, desceram na estação certa e saíram seguindo o fluxo até chegar perto do rio e de uma linda estação. Elas entraram, junto com uma mistura de turistas e locais, sentaram-se na estação, pegaram a balsa(que era di grátis, por um acaso) e começaram a tirar fotos. Muitas fotos. Inclusive a foto acima. As fotos ficaram maravilhosas, pq a luz estava divina, apenas o vento era gelado, mas dava um balanço incrível às madeixas. Tudo lindo, tudo perfeito até simplesmente "passarmos direto" pela estátua e ir em direção a outra ilha: Staten Island.
Sim meus caros, pegamos a balsa errada!!!!


Bom, única alternativca possível era voltar e ir procurar pela certa. E nao é, que quando se presta atenção nas placas, vc encontra o caminho???
Que coisa, nao?!?!?!?!
Bom, pelo menos o outro passeio foi ótimo e as fotos, ficaram um espetáculo!!!


O pequeno detalhe do passeio, foi a "pequena" fila que pegamos. Ela virava o quarteirao além de muitas voltas de caracol. Nos sentimso meio enganadas, pq compramos um New York City Pass e, uma das vantagens de ser portador de tal cupom é evitar filas. Bom, paciência. Tivemos q encarar a filona com todas as suas desantagens: ficar esperando ao lado de um carrinho de churros é tortura total!!! E nos de cachorro quente entao? No comments. A dica pra quem é pontual e muito descolado em chegar aos lugares, é marcar a hora da visita. Isso te corta pelo menos 2/3 da fila!





A viagem até a ilha onde fica a Estátua da Liberdade também é agradável, tirando o fato q a balsa estava 100x mais lotada q a q tomamos anteriormente e, o surto total do povo quando vc numa curva "dá de cara" com a Miss. É só máquina fotográfica  pro alto e mil flashes! kkkkkk
Da ilha vc tem uma super vista da Lower Manhattan e da Wall Street.
Tirando isso, a única coisa q tem pra fazer lá, além de tirar mil fotos em frente à estátua é visitar a gigantesca loja de souvenirs e a lanchonete(gordo viajando é uma meleca! Nao pode sentir um cheirinho!)


Preciso confessar que fiquei meio decepcionada. Eu imaginava a estátua como um monumento GIGANTE. E, no entanto, ela é bem pequenininha, viu? Franceses economizaram no presente meeeeeesmo!!! 
Infelizmente nao conseguimos subir até a coroa. Ela já estava com todos os ingressos esgotados a mais de um mês! Entao, pra quem tá planejando ir, nao deixe de reservar/comprar o ingresso com MUITA antecedência!

Depois de milhoes de fotos e um pequeno "causo" na balsa de volta. Retornamos para Manhattan e comecamos a caminhar pelas ruas em direcao à Wall Street. No caminho, passamos pela manifestacao "Occupy Wall Street" e pelo local onde ficava o WTC e agora onde estao construindo as novas torres. 
Difícil definir o q sentir quando vc passa pelo local. Ouvi de muitas pessoas a descricao de um sentimento ruim por conta do acontecido. Nao senti nada disso mas, nao pude deixar de pensar no pânico e no desespero das pessoas correndo pelas ruas apertadas tentando se salvar. Muito "corajoso" o fato deles reconstruírem no mesmo local duas novas torres. Pra quem tem interesse, lá tem um memorial em homenagem às vítimas: 911memorial.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário