7.11.11

NY day by day: dia 1: desvendando Midtown





Midtown, como o próprio nome já diz, é o centro de Manhattan, onde toda a turistada gosta de se acumular mesmo. 

Como nós não somos diferentes, nos hospedamos num super hotel com altas recomendações: The Strand . Só hotel merecia um post só pra ele.  Super bem localizado, próximo a 2 estações de metrô, um Starbucks praticamente na esquina, com a Macy´s e a Times Square a duas quadras. Café da manhã super completo(com exceção do café, que era filtrado e típico American - um chá nojento- por isso a menção da citada cafeteria), quartos super confortáveis e um Roofbar digno de Hollywood. Tínhamos uma vista espetacular do Empire State. Atendimento impecável. Merece 5 estrelas!

vista do The Strand Roofbar

Depois de tomar um café da manha caprichado e descobrir a Starbucks mais próxima, caminhamos rumo ao nosso primeiro destino Empire State Building . Compramos online um NY City Pass, que nos dava direito a uma visita ao Observatório. 

Já tinha lido em vários guias de viagem online e, nao tinha acreditado muito mas, realmente é verdade: a fila é gigantesca! Vc tem que pegar uma fila pra pegar o pass/comprar ingresso, outra pra passar pelo detector de metais/raio X e outra pra pegar o elevador. 


Nesse dia, pudemos comprovar pela segunda vez a amabilidade dos nova iorquinos. Um cidadao q trabalhava por lá, estava distribuindo uns adesivos(como esse q estava no meu peito) pra todos aqueles q tinha comprado o city pass, dizendo q tínhamos direito a uma fila exclusiva pra ir ao elevador. Devíamos manter o adesivo visível para q nos guiassem. Quando chegamos a fila pro elevador, nao vimos nada de exclusivo e fomos perguntar. Pergunta daqui, pergunta dali, foram nos guiando: em direção à saída!!! Pânico geral!
Quando vimos pra onde estávamos indo, demos meia volta e, um dos muitos seguranças q trabalham por lá nos perguntaram pra onde estávamos indo coisa e tal. Explicamos o mal entendido. Já estávamos dando como perdido o tal passeio. O segurança explicou por rádio nossa história pra um superior, q nos mandou subir novamente. Nesse meio tempo estava passando um outro funcionário, ouviu a história e se prontificou a nos levar até lá em cima para o tal chefe q nos liberaria a passagem, passando direto por toda as filas e seguranças sem ter q explicar mais nada, até o big boss q nos recebeu sorridentemente, com dois guias de áudio e nos colocou dentro do elevador. Nao é o máximo??? Ficamos simplesmente maravilhadas com tanta prestabilidade!
 O passeio é realmente um highlight em si. A arquitetura interna e externa do prédio é algo fantástico! Sem contar com vista de lá que é simplesmente espetacular! O único detalhe, q deixa a visita ao prédio sempre em segundo lugar no ranking, é que a vista do Central Park é apenas parcial pq o Rockefeller Center está na frente. Detalhes à parte, recomendo a visitinha!

Seguindo o passeio, subimos a 5th Avenue em direcao ao Grand Central Station. Nesta estação, construída há quase 100 anos atrás passam mais ou menos 500mil pessoas diariamente! Vale a pena passear pela estacao, se misturar aos "commuters" e, quem tiver com tempo sobrando, às quartas feiras 12:30hs o pessoal do Municipal Arts Society oferece um passeio guiado, no estilo "pay what you can".

Andando por lá descobrimos um buffetzinho por kg MARA onde fizemos uma refeicao ótima, saudável e super baratinha! NY é assim, vc tem opcao pra tudo: junk food, normal, super saudável, chiquérrimo e por aí vai!


Barriga cheia, pé na areia! O passeio continuou até o Chrysler Building, q teve ambicoes de ser o prédio mais alto do mundo. Nao subimos - nem sei se é permitido- mas, admiramos o fabuloso hall de entrada. O único detalhe do lugar: a porta de entrada da rua nao é nada chamativa. Nao preciso nem dizer q primeiro passamos reto até, descobrir qual era a entrada certa...

Ainda na Quinta Avenida, descobre-se mais um cantinho para os fans de arquitetura, literatura, história e SATC(!): a New York Public Library. Uma construção super imponente com seus dois leões Patience and Fortitude guardando a terceira maior biblioteca dos EUA e com instalações ainda originais conservadas. Carrie 'quase' casou com o Mr. Big lá no primeiro filme. Uma visitinha meio túnel do tempo. Bárbara!

Demos mais uma esticadinha e fizemos uma pausa na Saint Patrick´s Cathedral, uma construção neogótica, com inspiração na catedral de Colônia. Linda, linda, linda!!


Na frente da Saint Patrick fica o Rockefeller Center. Este é um complexo de prédios de escritórios distribuídos em 3 quarteiroes. Quem assiste o 30 Rock, tá cansado de ver a estátua de entrada. Lá também tem o Top of the Rock, uma plataforma de observacao. Quando estava pesquisando sobre a cidade, muita gente inclusive o Ricardo Freire - que tem um blog simplesmente incrível com dicas de viagem - classifica a visita no Top of the Rock como indispensável, melhor inclusive q a do Empire State Building. Realmente, a vista é espetacular, um ponto maravilhoso onde se tem vista completa do Central Park e do Empire e o transporte de elevador até o topo é um show à parte, com direito a  com animação e iluminação especial, além do elevador ser mega rápido. Dá até pra ficar tonta=)
No complexo do Rockefeller, q fica do ladinho do Radio Music City Hall, tem uma filial da Magnolia Bakery. A fama do local nao é algo desmerecido: o Red Velvet Cupcake é simplesmente  the best ever! Essa nao é a filial mais charmosa deles mas, uma das mais eficientes. Prepare-se: vc está em NY e lá tb tem fila muvucada!



O dia terminou no maravilhoso Rouge Tomato, na Upper East - point do pessoal do Gossip Girl. Gorgeous!







4 comentários:

  1. Aninha que delícia de post, amei! Tô anotando tudo, afinal estarei lá em Fev e sozinha, então quero andar muito e ver o que puder ver e o frio deixar :)
    Uma pergunta todo esse trajeto vcs fizeram a pé???

    Bjokas
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Nossa Primassa, fantasticoooo

    assim fica facil, quando for minha vez de fazer uma visitinha ao Tio Sam, ja tenho roteiro rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Essa viagem de vocês foi muito show!!! Adoro conhecer ou rever lugares que vi em séries ou filmes (ontem revi o primeiro filme de SATC e lembrei das fotos de vocês :-D ).
    Beijocas, Angie
    P.S. Naaaaaaaaaao, nada de baby! :-) E que engracado que você até sonhou com o nome que eu ia dar :-D Nós vamos adotar gatinhos no final de dezembro: será que tem conexao? :-D

    ResponderExcluir
  4. Taí um lugar que eu ainda vou!
    Tudo muito lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir