5.7.11

Recordar é viver: Istambul

Hoje, trocando uns twitters com a Roseane, percebi que nunca escrevi e nem postei nada a respeito de uma das viagens que eu mais AMEY fazer: conhecer Istambul!

E como recordar é viver(nesse caso viajar de novo!), resolvi correr atrás do atraso. Fui buscar meu guia turístico e, vou contar as coisas maravilhosas que fiz por lá e recomendo a todos.

Até uns dois anos atrás, eu e o Schatz tínhamos o costume de viajar no dia dos namorados do Brasil(12/06) pra alguma cidade européia maravilhosa. Em 2008, minha escolha foi Istambul.
Não me pergunte o por quê da escolha. Não tenho nenhuma explicação lógica. Tinha uma vontade incrível. Já tinha ouvido muito falar de uns amigos turcos vindos de lá, das maravilhas q a cidade poderia oferecer. E tem. Quem é brasileiro e já viajou um pouquinho pelo Brasil, não vai encarar nada com cara estranha. O povo turco é muito hospitaleiro e extremamente simpático! O q fazer, ver, visitar, comer, cheirar é o q também não falta!




Dia 1 -  Mesquita Azul, Aya Sofya, Cisterna Yerebatan, 360°

Chegamos em Istambul com aquele gás pra ver a cidade! Tantas coisas em tão pouco tempo... Começamos com uma das mais famosas mesquitas de lá: a Mesquita Azul(Blue Mosque/Blaue Moschee). Uma das únicas a permitirem a visitação turística fora dos horários de oração com suas impressionantes 6 Minaretes. Apesar das mulheres não precisam cobrir os cabelos, os ombros e abaixo dos joelhos tem que estar, eles „emprestam pashminas azuis na entrada tanto para mulheres quanto para homens. Estar descalço também é uma obrigação, alguns arriscam a deixar os sapatos na porta, os mais desconfiados(ou precavidos) pegam uma das sacolinhas que estao sendo distribuídas e coloca os sapatos dentro. Minha única impressão negativa deste belíssimo lugar é que dentro da mesquita cheirava a chulé – culpa dos turistas porquinhos...

O segundo ponto turístico importante foi a Aya Sofia, que já foi uma igreja antes de virar uma mesquita e hoje um museu. Um local impressionante, com uma maravilhosa arquitetura e lindos jardins.
Em frente, fica a Cisterna Yerebatan da época bizantina. Um espetáculo à parte.

Nossa primeira noite na cidade foi especial: em Beyoglu tem um bar/restaurante/lounge com uma vista espetacular da cidade – o 360. A música é muito boa e os cocktails idem. Pra conseguir uma mesa no terraço nas noites de verão é preciso ou muita sorte ou uma reserva! Imperdível!!!


Blaue Moschee ao fundo
por dentro - o teto
o carpete maravilhosamente limpo


lixeira pra jogar sacolinhas fora na porta

entrada onde o povo tira os sapatos


lindos jardins

Hagia Sofia

corredores


segundo andar

vista do alto 
desenhos no teto que recordam a igreja


 


vista iluminada do corredor da cisterna
coluna toda "verdinha"
Coluna com a cabeca de Medusa
360° - contemplando a vista!



360°



Dia 2 – ruas da cidade, Grande Bazar, Pandeli, Palácio Topkapi e Sortie

Andar de metrô e pelas ruas de Istambul é um espetáculo à parte. Tudo é muito diferente, algumas vezes pomposo, ostentoso, totalmente fora da nossa realidade e mágico.
Por exemplo: estávamos perto de uma mesquita antes da hora da oração, conseguimos observar por exemplo que o lavatório dos pés dos homens é muito mais chique e „refinado“(tem até banquinho pra eles sentarem) que o das mulheres – bem mais simples e cheio. Os homens puderam entrar na mesquita pra oração e as mulheres ficaram pra fora.
A dica pra quem estiver perto do Bazar na hora do almoço é o Pandeli. Fundado por um cozinheiro grego, eles oferecem delícias da cozinha turca(inclusive muito peixe fresco) com preços honestos, num ambiente que se confunde com o mar . Todos os azulejos são azuis! Muito legal!
Ah! E quem for a algum Bazar, a lei é pechinchar! Nunca compre pelo primeiro preço que eles te oferecem. Alguns deles até se ofende e nem vende!!! Eu fui ao mais famoso (Grande Bazar) e num outro, com preços bem menos turísticos. O que vale a pena comprar na minha opinião – além daqueles copinhos charmosérrimos de chá – são os temperos, docinhos típicos e frutas secas. Uma delícia!!
Depois de passar a tarde andando pelo palácio de Topkapi, fechamos a nossa noite no maravilhoso Sortie ! Um local à céu aberto na beira do Bosphorus com 7 restaurantes a la carte, 2 bares e uma discoteca – paraíso na terra!! Só vai gente leeeeeeeeeenda e ryyyka! Só entra com reserva num restaurante ou com a reserva de um „balde“(garrafa de champagne, vodka, whisky + soft drinks) no bar. Foi bem $$$ mas, valeu cada centavo – amanhecemos dançando por lá!


lava pés antes da oracao 

salinha de espera por um lugar "ao mar"
a cara está um pavor mas, se olhar ao fundo dá pra ver os azulejos






Entrada do Topkapi Palast 
conferindo os tickets


pausa pro descanso
mulher nao pode ver uma cozinha que já fotografa!
posando de topmodel kkkkk

entrada do Harém
lindíssimas colunas
vista pro Bosphorus
jantando no Sortie - pra depois queimar tudo dançando!

bar aberto - com vista pro Bosphorus

O povo e dançando e se divertindo a céu aberto



Dia 3 – passeio por Ortaköy , pelas ruas de Taksim e Bosphorus Sapphire

Não muito cheios de energia por conta da noite dançante anterior, passeamos no lado asiático de Istambul – Ortaköy, Taksim fazendo compritchas e fechamos a noite no maravilhoso Sapphire Bosphorus – mesmo esquema que o Sortie e o Reina.







 


Dia 4 – passeio de Balsa e despedida

Esse era o nosso último dia e, aproveitamos pra fazer a travessia do lado europeu pro asiático até o mar Negro. A dica pra quem quiser economizar uns $$ é ao invés de pagar pelos passeios carérrimos de barco é pegar a balsa – que faz o mesmo trajeto – por apenas 3,50€(na época) . Uma super promoção e, tem até bar lá pra fazer uma boquinha! J

Quem quiser ver mais fotos, no meu álbum lá no Flickr : 




pausa pra "boquinha"

3 comentários:

  1. adorei! to indo daqui a 3 semanas!!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Que saudade de vir aqui!
    Que fotos maravilhosas, vc é puro brilho, né?
    Você andou preguiçosa de blogar e eu acabei esquecendo de visitar, voltemos a programação normal agora....!

    beijooooooo

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo! Viajar é mesmo tudo de bom!
    Ana, lembra daquela tábua do TOC? Então, vi essa aqui e lembrei de você, não é tão doentia quanto aquela, dá pra dar uma disfarçada...
    http://www.likecool.com/Home/Kitchen/cut%20it%20sharp/cut-it-sharp.jpg
    Beijos

    ResponderExcluir