28.5.11

Vida de expatriada nao é mole nao...





Acho que pelo menos 99% das(os) brasileiras(os) que moram no exterior entendem tudo o que eu vou falar agora.

Quando saímos do Brasil pra viver no exterior por diversos motivos (familiares, amorosos, financeiros, profissionais, pq deu a louca) todos que ficam lá imaginam nossa vida como um mar de rosas. Ninguém que já não passou pela mesma experiência, tem idéia das dificuldades que enfrentamos por aqui. elas vão da realfabetizacao numa nova língua, adaptação aos novos padrões culturais, inclusão na sociedade e por aí vai...

Eu passei por todas essas dificuldades(como todos!) e, de uma maneira ou outra superei tudo e conquistei meu espacinho em terras germânicas. Mas, até hoje existe uma coisinha que eu ainda não consegui trabalhar bem: a saudade da minha família...

Eu sou uma daquelas pessoas que, deram uma incrível sorte na vida e ganharam uma família maravilhosa. Daquelas bem normais, sabe? Cheia de problemas, melindro, com ricos, pobres, batalhadores, geniosos, amáveis e que apesar de todos os defeitos permanece unida. Eu não tive a sorte/azar de ter irmãos. Em compensação, ganhei muitos primos. Literalmente muitos. Mas eles não são apenas primos: são primassos!!! 
Eu costumo rever minha família completa uma vez ao ano durante a festa de Natal. Sempre é uma experiência indescritível: revê-los, abraçá-los, bater papo e ver que apesar de já sermos praticamente todos adultos, conseguimos soltar com incrível facilidade as crianças adormecidas em nós. 

Hoje, um dos meus primassos, o Poio(vulgo Claudio) está dando um gigantesco passo na vida: ele está se casando com a Taís. Vai ser aquele programa completo: civil, religioso, festão, bagunça, lua-de-mel, mudança pra um ap novo... 

Infelizmente, mais uma vez, eu não poderei estar presente neste evento, nem compartilhar com eles a alegria, festejar e, desejar pessoalmente as "felicidades eternas" que eles merecem. 
Nessas horas, o telefone e a internet não conseguem diminuir a distância. Por isso estarei apenas em pensamento com vocês hoje.
Por saber que a Taís é minha leitora, eu espero que os dois possam voltar aqui depois da lua de mel, e ler que mesmo distante eu(e o Schatz obviamente) desejamos a vcs uma vida maravilhosa a dois. Que vcs possam compartilhar muitos bons momentos, superar as dificuldades q apareceram no caminho e, que depois delas, se amem e se unam cada vez mais. Que Deus abençoe vocês!






Posted by Picasa


7 comentários:

  1. Aninha, falou tudo....
    Ainda estou nesse processo de conquista do meu espaço aqui e, graças a Deus, também dei muita sorte com família aqui. Não tenho um "A" pra reclamar. Mas nada, absolutamente NADA, consegue preencher suficientemente a saudade que a gente sente por estar a 12.000km de distância ou 12h de vôo. O Skype ajuda, mas se a vontade é de abraçar... não há tecnologia ainda que ajude. Quem sabe um dia inventem o teletransporte de pessoas a um preço acessível aos mortais aqui?!
    Como não poderia deixar de ser: FELICIDADES AO CASAL!

    Beijos!
    Cami

    ResponderExcluir
  2. Aninha, falou tudo....
    Ainda estou nesse processo de conquista do meu espaço aqui e, graças a Deus, também dei muita sorte com família aqui. Não tenho um "A" pra reclamar. Mas nada, absolutamente NADA, consegue preencher suficientemente a saudade que a gente sente por estar a 12.000km de distância ou 12h de vôo. O Skype ajuda, mas se a vontade é de abraçar... não há tecnologia ainda que ajude. Quem sabe um dia inventem o teletransporte de pessoas a um preço acessível aos mortais aqui?!
    Como não poderia deixar de ser: FELICIDADES AO CASAL!

    Beijos!
    Cami

    ResponderExcluir
  3. Entendo muito vc. Estar longe da família tb é o pior pra mim. Porque eu sei que a vida vai passar, as pessoas vão envelhecer, algumas partir de vez e eu não estarei lá. Terei perdido alguns dos melhores momentos.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ana, quanto tempo nao passo aqui,adorei ter entrado aqui de novo!!Nao sei porque demorei tanto pra voltar.
    Eu tambem sou filha unica,acabamos compensamos com os outros,ne...primos, amigos...rs.
    Que delicia ter familia assim como voce,sorte mesmo dos que conseguem!!!
    Adorei voltar aqui Ana, me lembrou o inicio da minha vida blogosferica!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Distância é uma meleca mesmo!!! Bem que alguém podia inventar o tele-transporte do Star Trek: entra na maquininha e puft - tá no Brasil, pertinho dos que nos sao tao queridos :-)
    Beijocas, Angie

    ResponderExcluir
  6. Vida de expatriada não é manteiga derretida: mole... Tem dias que a saudade aperta e vai sempre apertar quando o caso da pessoa é como o seu: de ter uma família unida...Eu vim de uma família que se passássemos mais de 2 semanas sem irmos na casa da minha avó, éramos considerados desnaturados...Por tudo fazíamos uma festa e comemoração: se alguém passasse no vestibular, se alguém conseguisse um novo emprego,se alguém passasse no concurso, etc...

    E aqui ninguém celebra nada por nada...tudo passa batido..Nessas hrs eu vejo o quanto estamos anos luz dos países ditos de primeiro mundo quando o assunto é socializar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oieee tudo bem?
    Adorei o post, obrigada Kika! Temos certeza que você estava conosco em coração e pensamento, e com certeza sentimos muito a falta de vocês, mas entendemos que nem tudo da pode ser como queremos, principalmente quando falamos em estarmos um oceno de distancia...
    Bom, prometo que quando vier para o Brasil tentarei fazer um bolo parecido com o do casamento para você se sentir parte dele, ok?

    Muitos beijos e obrigada pela lembrança!!

    Taís Belles

    ResponderExcluir