14.2.11

Mantra do dia


Mantra do dia: nunca deixe pra procurar um médico quando se precisa dele!

Sim, meu povo, eu seu que hoje é Valentine´s Day e, que eu deveria ocupar meus pensamentos com coisas mais românticas coisa e tal. Só que hoje não dá. Hoje, eu estou literalmente com a macaca!

Depois de 9 anos de Alemanha, ainda me surpreendo com a minha burrice(sim, pois já passei faz tempo da fase da ingenuidade!). Sim, pq já faz tempo que eu conheço a inflexibilidade germânica. E, tem certos momentos que eu até sou fanzoca dela. Só que às vezes cansa, especialmente quando o tal inflexibilidade tá virada pro meu lado. Aqui nesta terra não se pode deixar absolutamente NADA pra última hora. Sabe pq não? Ninguém dá "jeitinho" em nada por aqui.

Não sou muito de reclamar da Batatalândia. Nem de louvar Brazucalândia, terra das pataxós. Afinal, não existe lugar perfeito pra se viver. Aliás, existe: é aquela terra onde aqueles duendes vagabundos vivem a  esconder o pote de ouro no fim do arco íris(acorda, Alice!!!). De qq maneira, já passei da fase de deslumbramento - quando vc acha que tudo é lindo e maravilhoso, mas tb daquela fase trash, onde vc acha q aqui tudo é uma meleca melecuda e que no Brasil seria tuuuuuuuudo melhor(para as Alices: acordem!!!)

Hoje senti o peso. Tô aqui com uma dor alucinante entre o pé e o tornozelo. Uma pessoa esperta sabe, que qq tipo de dor - por mais efêmera que seja - deixa qq pessoa alterada. Sim, esse é o meu adjetivo do dia: eu estou alterada. Eis que vendo que a bendita dor não vai passar e só faz piorar, especialmente à noite e depois de atividades físicas(isto é, depois do trabalho pra quem não sabe) decidi tomar uma providência e marcar uma consulta com o ortopedista. Tá, mas tipo assim, quem é que tem o número de um bom ortopedista? Vc tem?? Cara, pessoa de sorte. Eu não.

o que vc faz, se não conhece ninguém que possa te indicar um bom especialista? Apela pro Santo Google. Desta vez, optei procurar por um que tb seja especializado em medicina esportiva. Pq depois que eu fui num nó cego, que me disse que eu deveria abandonar o salto alto para o resto de minha vida, decidi selecionar melhor as pessoas que cuidam da minha saúde. Pq assim, qual pessoa em bom estado de sanidade mental mandaria eu jogar fora/doar/queimar/vender/esquecer meu "pequeno" acervo de saltos?? Sim, pq de 300 sapatos, menos de 30 são sem salto. Como é que se cura uma síndrome de centopéia???

Tá, voltando á dor. Selecionei 3 números de especialistas na área com ótimas recomendações. Primeira tentativa foi com um agendamento online(detalhe, numa sexta-feira às 19hs) - claro que ainda tô esperando pelo tal horário. Segunda tentativa: numa clínica ortopédica de um bam-bam-bam aqui que dá entrevista no rádio, depois de 12 minutos na linha de espera, vem o seguinte diálogo:

Bom dia, meu nome é diguinital e eu gostaria de um horário o mais breve possível com o seu dotô.
Primeira vez?? Qual seu plano de saúde?
É diguinital2.
Aguarde um momento. - aí vem aquela msg em alemão que mata qq um "Bitte warten..."
Eu tenho um horário pro dia 14.
Ai, ótimo. Mas peraí... pra hoje ainda??
Não, pro dia 14 de marco às 18 hs.
Momentinho, minha senhora. Eu gostaria de explicar minha situação: eu estou aqui sofrendo de dores, mal consigo andar, preciso do meu aparelho locomotor pra trabalhar, bla bla bla...
Seguinte, antes que a senhora termine sua ladainha, estamos com a agenda lotada. Não tenho outra data pra oferecer. Vai querer ou não?
A senhora não está me entendendo, estou com dores e PRECISO do meu aparelho locomotor pra trabalhar. A senhora não pode fazer uma exceção e me encaixar por favor?
Não, a senhora é que não está me entendendo. A agenda está cheia e, não posso e não vou encaixar ninguém. 
Super suspiro de desespero - Ok, então vou aceitar o horário pra daqui um mês. Será que a Sra. poderia fazer o favor de me ligar caso haja alguma desistência antes deste dia?
Não, não posso. Estamos agradecendo caso haja alguma desistência pra termos 5 minutos de tranqüilidade.

Agora me diz: dorme com uma dessas!!!!

A terceira tentativa foi até pior. A assistente foi até mais educada mas, me ofereceu um horário pro dia 28 de marco. Com o detalhe: consulta particular.

Pior de tudo é que nem adianta dar uma de louca e ir bater no hospital. Hospital aqui é apenas para emergências, acidentes e casos de vida ou morte. Experimenta aparecer lá com um mal estar pra vc ver! Eles naturalmente não podem negar o atendimento. Mas vc espera séculos até ser atendida, eles te dão um remédio pra aliviar a dor(ou o que seja no momento), fazem um exame por cima(só pra ter certeza que não tem uma bomba relógio dentro de você) e te encaminham no dia seguinte pro clínico geral ou especialista.

Já tive uma experiência assim aqui: já morava aqui ha mais de um ano e ainda não tinha um ginecologista. um dia deu um siricotico e, obviamente não achei ninguém pra me atender. Dei uma de "aloka" e fui num perto de casa, que achei nas páginas amarelas. Não preciso nem contar como era o lugar e nem como foi o atendimento, né? Desde então, prometi e cumpri na medida do possível, procurar por esse tipo de serviço quando não precisava dele. Mas, tipo assim: eu sou uma menina saudável, dou lucro pra plano de saúde, pra que eu ia procurar um ortopedista?? 

Bom, vale a experiência né? Se até lá eu não estiver manca ou com o pé furado e vc precisar de um bom ortopedista em Frankfurt, me liga!




15 comentários:

  1. Olha, depois do teu relato "diguinital" eu vou fazer DUAS coisas:

    1. Rezar MUITO pra vc ficar boa e não precisar mais nunca de médicos (daí).

    2. E rezar MUITO pra vc ficar boa e não precisar mais nunca de médicos (daí).

    Pq quando me falam desses atendimentos fora do Brasil, não importa muito o lugar, eu fico de cara. E me sinto até sortuda por ter um planinho de saúde e poder correr para urgência com uma gripe e o médico dar 5 dias de atestado.

    Mas ok, me sinto mega azarada, quando não estou doente (99% da minha vida) quando quero comprar um perfume legal, uma roupa bacana e não para todos os olhos do meu corpo por ela e ainda não ser tão legal quanto as de fora do Brasil. Ê Brasil veio...

    ResponderExcluir
  2. Querida, isso é realmente de lascar. Sabe que nem falar que eu fiquei passada eu posso, pq não fiquei. Fico é doida qdo eu vejo uma coisa dessas....

    Sinceramente? Ainda tenho meu pé no mundo de Alice no quesito Alemanha X Brasil com muitas coisas. Mas atendimento médico no Brasil pra quem tem QUALQUER planinho de saúde mequetrefe, é MUITO superior a qualquer coisa que eu tive aqui (falo isso pq minha mãe tem um e ficou 17 dias no Incor com atendimento de primeira). Que foi pouco e eu rezo pra que continue assim.

    Depois que eu passei 3 dias com enxaqueca, acordei desesperada achando q tinha alguma coisa na cabeça, fui pra o pronto-socorro pra tomar novalgina (HEIN???? Pra enxaqueca??? Isso eu tenho estoque em casa!) e escutar sermão da médica grossa que tava P&%$ da vida pq eu não tinha marcado consulta com o bla bla bla Arzt, babe, eu só REZO.

    E rezarei pra v ficar boa logo amiga!!! Vai dar tudo certo!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Por isso escolhi um namorado que tem a mae que trabalhou a vida toda na area de saude! Amem Deus!

    Beijoooo

    Sobrou suspiro.. Quer??? ahahhaha

    ResponderExcluir
  4. Boas melhoras! Nao ter indicacao de médico é um péééé no saco!
    Beijocas, Angie
    P.S. Osteopatia (osteopathie) nao seria uma opcao? Meu fisioterapeuta (que é mega conceituado em Düsseldorf, e é um querido - para emergências, eu tenho o numero de celular dele) diz que osteopatia é muitas vezes mais power do que ortopedia :-) E provavelmente você consegue um termine-encaixe bem mais facilmente com um osteopata. A única desvantagem é que provavelmente é só particular (um tratamento de 1 hora é por volta de 65€ em Düsseldorf). Mas de repente é uma boa opcao para se livrar da dor!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana! Muito tempo sem passsar por aqui, dou logo de cara com um posting destes. Por que nao perguntou antes? Tem um excelente em Bad Soden. Fui parar lá depois de nao ter encontrado um que valesse a pena em Mainz. E ele sempre me atendeu na emergência. Lembra do meu problema da tendinite? Dr. Bremer me salvou a vida!
    Beijinhos e melhoras!
    Pri

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente: melhoras pra vc!
    segundo, seu plano deve ser stattlich oder? minha sogra conta um monte dessas historias de sofrimento pra marcar um médico! alguns tem q marcar 6 meses antes!
    Eu ainda sou privat... eles ligam pra mim pra saber se eu quero uma consulta e qdo eu procuro, nao espero mais q 2 dias por uma. Sou atendida rapidamente, sem esperar nadinha... Que pena que existe esta diferenciacao ne. Eu acho um absurdo. E eu que pensava que estas coisas só aconteciam no brasil.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana...Tudo bom?
    Adoro acompanhar a vida do povo que mora fora do Brasil, pois, futuramente pretendo estar em outras terras.

    Sigo-te

    E se quiser pode conhecer o Boatos e Afins
    http://www.boatosafins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei em Frankfurt mas aqui em Bremen dependendo do médico tem um horário do dia, tipo meia hora, em um dia da semana que o médico atende "encaixe". Claro, meia hora vai encaixar duas ou três pessoas, e até o encaixe é marcado (alemães, poh), mas é uma alternativa.

    Teu pé ainda tá doendo muito?
    Espero q não seja nada grave!

    Beijo,

    ResponderExcluir
  9. Aff... eu to na fase de aprender e apanhar!
    Há umas duas semanas, antes do meu Deutsche Prüfung, me tensionei toda. Pescoço nao virava, não conseguia me alongar, dor no esôfago pra engolir e pontadas ao falar. Desesperada para o mündlich, fiz o Herr me levar no hospital. Mas ele ficou PUTO. Mas PUTO. PUTO como um alemão ao quadrado. Ficou tão PUTO que na fila no hospital desisti e fomos embora, pelo tamanho da PUTÂNCIA dele. Para ele, eu não tinha nada. Pra mim, estava morrendo por dentro e precisava de um calmante e massagem eheh =D

    ResponderExcluir
  10. deixa de ser boba e vai pro hospital! eles te atendem sim, pq sao obrigados ;) ja cansei de torcer o dedo jogando volley e ir em pleno sabado ou no dia de semana depois das 19h pro hospital. pq nao há medico que te atenda tao rapido...nisso eles sao um saco mesmo. bjs!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ana, eu pensava que na Alemanha era tudo mais fácil e rápido do que no Brasil...mas espero que o seu pézinho melhore logo! beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Espero que já esteja tudo bem com vc. Até o momento nao tenho tido problemas na questao de atendimento de saúde aqui, mas sei que quando agente menos espera dá de cara com uma situacao dessas... Particularmente nao sou muito fa dos atendimentos publicos. Bsj

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana,
    Parabéns pelos textos e imagens. Gostamos muito do Live from Germany e já estamos te seguindo. Voltaremos mais vezes à página. Somos dois jornalistas mineiros (como o seu sotaque rs) e editamos o blog Alfandegário www.alfandegario.blogspot.com -. Nele relatamos nossas experiências de viagem pela Europa e um pouco sobre a cultura, política, economia, estilo de vida e variedade dos países que estamos a visitar; especificamente a Irlanda, onde moramos. Não deixe de nos fazer uma visitinha!!! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    Parabéns pelos textos e imagens. Gostamos muito do Live from Germany e já estamos te seguindo. Voltaremos mais vezes à página. Somos dois jornalistas mineiros (como o seu sotaque rs) e editamos o blog Alfandegário www.alfandegario.blogspot.com -. Nele relatamos nossas experiências de viagem pela Europa e um pouco sobre a cultura, política, economia, estilo de vida e variedade dos países que estamos a visitar; especificamente a Irlanda, onde moramos. Não deixe de nos fazer uma visitinha!!! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de seu blog!!
    www.streetstylebystela.blogspot.com

    ResponderExcluir