1.9.10

Recomendacoes a brasileiros que viajam à Europa

Li lá no site da Meiroca  e achei interessante repassar, especialmente para minhas visitas que estarão em terras européias em outubro!! Mal posso esperar!


Recomendacoes a brasileiros que viajam à Europa


REQUISITOS PARA ENTRADA NA EUROPA

passaporte válido por no mínimo mais seis meses além da data da viagem;
passagens para todo o percurso da viagem até o retor- no com data marcada para o Brasil (não pode estar em aberto);
comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convi- te de quem se responsabilizará pela hospedagem, preenchida em formulário próprio que varia de formato, custo e órgão expedidor conforme o país europeu de destino;
documento comprobatório de reserva de plano de viagem (“voucher”, por exemplo), com itinerário;
posse de recursos financeiros para se manter no país durante a estada, nos valores mínimos de aproximada- mente 60 euros diários por pessoa e 600 euros por qualquer período, em dinheiro ou cheques de viagem ou certificados, devendo cartões de crédito estar acom- panhados de carta do banco especificando o limite do cartão;

para os que viajam para participar sem remuneração de congressos, conferências, seminários, concursos e ou- tros eventos do gênero, carta-convite da instituição or- ganizadora, comprovante de inscrição, cartão de acesso, programa ou outro documento sobre o evento que con- tenha algum registro comprovando sua validade, tal como autenticação;
comprovante autenticado de emprego no Brasil, se for o caso; e
seguro médico internacional, exigido por alguns países, no valor mínimo de 30 mil euros



7 comentários:

  1. Muito interessante esses pré requisitos. Quando vim pra Alemanha pela primeira vez, ano passado, tinha isso tudo e uma carta convite explicando tudo que eu ia fazer e onde ficar, certinho, em francês ainda (porque eu cheguei por Paris). Mesmo assim a chata da policial pediu pra ver meu dinheiro, contou nota por nota na minha frente, me olhou estranho, gritou comigo quando olhei pro lado, pediu o seguro de saúde, olhou em detalhes a data de volta da passagem...e finalmente "teve que me deixar entrar" na Europa.

    Desta vez, quando cheguei também por Paris, mês passado, olharam meu passaporte português, que eu ainda não tinha quando vim da primeira vez, desejaram "bom dia" e entrei.

    ResponderExcluir
  2. Ana legal gostaria de acrescentar se me permite:certificar-se que nao esqueceu nada na área de seguranca uma vez que se deixa este local nao é possível simplesmente voltar pelo mesmo caminho,se de de cara comigo em um dia daqueles vai ter um trabalho do cao.O mesmo se aplica ao deixar a aeronave
    Parece bobeira mas acreditem acontece com mais frequencia do que se imagina.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Aninha!
    Semana que vem voltarei a falar sobre o assunto, com o tema Seguro Saude.
    Ana é bom salientar que pelas diferenças culturais, é aconselhavel a todo brasileiro limitar-se a repsonder apenas às perguntas feitas e evitar outros comentarios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cara, entrei por Amsterdam em 2009 e perguntaram só o que estava fazendo lá. Mas estava com todos documentos necessários caso pedissem. Valeu o alerta!

    ResponderExcluir
  5. Ah e por um acaso o passaporte foi extraviado,roubado,perdido etc e nao deu tempo de tirar outro, brasileiros tem o direito de voltar(apenas na volta) para casa apresentado apenas a cédula de identidade nacional,isso é válido para os países pertencentes ao Schenger Abkommem.

    ResponderExcluir
  6. estou adiando minha viagem há anos mas as olimpiadas de Londres não perco por nada, obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo complemento nas dicas!
    Essa zona de fronteira é sempre um estresse. No final das contas é sempre uma loteria, pegar o cidadao num dia bom tb é um pré requisito para uma etrada tranquila.
    Se fossemos contar todas as histórias que já se passaram...

    ResponderExcluir