18.8.10

Einschulung - Primeiro a gente nao esquece...




Segunda foi um dia danado de especial. Foi o primeiro dia de aula da minha afilhada(essa lindona aí da foto!). Aqui na Alemanha tem um nome pra essa data: Einschulung.
O Einschulung é uma dessas datas marcantes e comemoradas por aqui. Segundo eles, é o primeiro passo que a criança dá em direcao ao conhecimento, um dia que a ajudará a definir sua vida futura.
Geralmente o dia começa com um culto ecumênico na própria escola, seguido de discurso, fotos oficiais com a turma e professora, entrega da Schultüte apresentação da sala de aula coisa e tal. Os pais costumam convidar os avós, tios e pessoas mais próximas e depois da cerimônia na escola, todos vao almoçar fora ou algo do estilo.

Pra quem nao conhece, a Schultüte é esse cone que está na mao da Tamara. Ele é uma tradição. Dentro dele tem um monte de doces, chocolates, brinquedinhos, coisinhas pra escola, presentinhos pequenos. Os doces, que compõe 70% desse cone, sao algo pra "adoçar" a nova fase da vida da criança. Dá pra comprar pronta ou você pode confeccionar a própria junto com a criança, para os mais tradicionais. Tem pequena, média, grande, gigante(como a da foto), rosa, azul, de princesa, do homem aranha, azul, rosa, amarela com bolinhas... Todas lindas!!



Eu ainda nao estava totalmente familiarizada com o "processo". Ainda nao tenho filhos e, nao conheço ninguém em idade escolar que tenha me convidado para tal evento. Pra mim foi tudo novidade!
Entao, nao preciso nem dizer que eu mais parecia cega perdida num tiroteio. Só conseguia olhar pra ela e ficar dizendo: "Linda, so süß, how beautiful"... Abestada como toda madrinha que se preze! Mas, vai dizer que eu nao tenho razão???
Pra completar, a danadinha vai num colégio internacional que tem por aqui, onde as educadoras falam 90% do tempo apenas inglês. Como já estava lá no período do Kindergarten, ela já se sente totalmente "em casa" com várias amiguinhas e amiguinhos. A minha surpresa foi quando uma coleguinha dela veio conversar comigo e, me contou toda orgulhosa que minha afilhada é uma das únicas a já ler no level seven. Nao faço a menor idéia do que isso signifique mas, como a própria assumiu que estava apenas no level four, imaginei que isso deva ser algo espetacular. Por isso, palmas pra minha menina prodígio!!! Muita sorte nessa nova fase querida!


Queria aproveitar o post para agradecer a todos que votaram na Ju e, pedir mais uma vez que continuem votando!! Ela já passou na frente mas ainda nao ganhou pessoal! Se vcs tiverem de bobeira por aí, passa lá e deixe seu voto: Vote na Ju! ainda dá tempo!!

6 comentários:

  1. Tua afilhada é mesmo uma linda...
    vou la votar mais na Ju,rs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahhh..pode votar de novo? Nao sabia..entao vamos la!!!
    Uma graça a sua afilhada! É engraçado Ana, porque eu tenho lido varios blogs de brasileiras que moram fora,e em muitos posts falam de certos hábitos e costumes de tal país e podemos ver como as culturas se divergem.Tao interessante.
    Esse mundo é uma maravilha mesmo e o blogosférico tambem!
    Aqui em Cancun as aulas começam segunda agora, mas nao existe nenhuma festa especial para isso,nem quando entram para kindergarden.E posso te dizer que os meus filhos nao estao nada ansiosos para a dita cuja(segunda) chegar..rsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que fofa!
    E haja doce! Vai ser uma vida açucarada. rsrs
    Sorte para ela.

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida.
    Fiquei muito feliz com seu comentário!
    E também fiquei muito feliz ao conhecer um pouquinho mais sobre a cultura da Alemanha.
    Aqui no Japão também existe esse tipo de celebração.
    Pena que no Brasil isso não acontece. Pelo menos, eu nunca conheci nenhuma escola com esses padrões.
    Acho muito importante mostrar para a criança que ir à escola é importante e que é uma fase de alegrias para ela, e não uma obrigação.
    Isso é coisa de primeiro mundo né amiga?
    Amei saber dessa novidade e vir as fotos!

    Um beijo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Aninha sua afilhada é uma Miss
    que lindo esse dia é mesmo muito importante....ja sonho com o dia de enrico ir tb kkkk bjus

    ResponderExcluir
  6. Ela é linda mesmo, não é somente nos olhos da madrinha corujando.
    Achei muito bonitinho essa tradicäo dos cones com doces, acho que vou adaptar pra minha vida, quando rolar uma novidade levo algo cheio de doces pra adocar.
    Vou lá votar na Ju.

    Beijo

    ResponderExcluir