30.7.10

Sicília!!!



A escolha do destino foi realmente "randômica". Apesar de na Alemanha estar fazendo o tempo q sempre pedimos a Deus, ainda faltava a praia e o mar.
Depois de trocentas buscas pela net, os destinos começaram a ganhar nomes, formas e preços: Croácia, Grécia, Itália, Espanha... Dubronovik, Rhodos, Mykonos, Ibiza, Calabria, Sicilia... Peraí! Sicília??? E a Máfia?? Menina, coisa do passado!!!
Estivemos já algumas vezes na Itália mas, nunca pra férias de verão de verdade. Já tínhamos experimentado uma visita pela maravilhosa Costa Amalfitana, onde meu primo já morou e vimos q a experiência poderia ser tanto agradável como surpreendente.

Pra brasileiro, fica difícil pensar em praia particular ou ter q realmente "pagar" pra entrar na praia. Coisa muito comum em varias praias italianas. Grande parte da areia é cercada(é, cerquinha de verdade!) e varias espreguiçadeiras e guarda-sois são distribuídos, tem salva-vidas, guardinha e bar: o famoso "Lido" funciona como um clube, onde vc paga pra entrar e 'usar' os serviços. 
E o q acontece se vc não quiser pagar? Bom, aí vc pode se espremer na faixa de areia q sobra e estender sua canga junto às varias outras pessoas q tiveram a mesma idéia, alem das outras q decidiram jogar frescobol(acredite, aqui são váaaaaarias!), frisbee, vôlei, levar o cachorro pra passear coisa e tal.
Tivemos a sorte de reservar um hotel com "praia particular", então o uso de espreguiçadeiras, guarda-sol e a segurança de não tomar uma bolada na cabeça ou uma pisada estavam garantidos:-)!
Catania, a cidade q ficamos é barbara! Oferece muitas atracões além das praias: museus, centro histórico, monumentos, restaurantes e atividades noturnas - tema pra um outro post:-).
O aconselhável mesmo, independente do local onde ficar, é alugar um carro pra percorrer a ilha. A Sicilia tem cidades belíssimas a serem visitadas! Infelizmente nossos 10 dias foram poucos pra conhecer tudo o q gostaríamos e ainda curtir praia e piscina.
Outra coisa que foi importante, foi ter conhecimentos mínimos de italiano. Apesar de ser um local extremamente turístico, de inglês não se enche a barriga por aqui.  Teve locais q ficamos literalmente a ver navios... Se não fosse a linguagem das mãos, ainda não teríamos entrado no bar...

Comer é outra coisa q se faz com muita frequência por aqui... É praticamente um ato cultural.
Além de ter frutas em abundância, melões, ameixas, melancia, figos da Índia, os pistaches e as beringelas também reinam por aqui. 
Durante o dia as opções são mais  lights. Vc pode optar por comer numa Tratoria- que são restaurantes familiares que praticam preços honestos- como diria uma amiga minha ou mais em conta- ou numa paninoteca- que vende sanduíches normalmente quentes, feitos na chapa, ou numa patisseria que ofereça 'Tavola Calda'- q seria como uma rotisseria, opções de saladas de arroz(divinas por um acaso!), carnes, legumes grelhados, lasanha, massas mas tudo na sua maior parte frio ou no máximo pra esquentar. A tal da slow food, uma experiência única hehehe...
Sem contar com o tanto de sorveterias que se encontra pela cidade... Um atentado à boa vontade de qq pessoa disciplinada. Não tem como resistir!!  É uma infinidade de cores e sabores. Um melhor q o outro. Só provando pra saber!

À noite vc pode optar por ir a um restaurante ou a uma pizzaria. Caso a opção seja a segunda, prepare-se para uma infinidade de opções! Além das tradicionais, eles sempre oferecem opções mais "sofisticadas" e algumas até inovadoras, como a pizza de salada - q é uma base verde com mozarella e mais o trilhão de coisas q vc pode por em cima de uma pizza. A massa é geralmente finíssima e gigantesca- isto é, as bordas fixam muito além do prato...    
Nos restaurantes, Um dos pratos típicos é o "spaguetti alma Norma" - massa com pomodoro(tomates), ricota e beringela à gosto, peixes e frutos do mar sem fim,  alem da Caponata Siciliana que se come como primo piatto.

Essa é outra "regra de etiqueta" que acabou com a minha figura! Vc entra no restaurante e já dá de cara com o tal "coperto", o famoso couvert- aliás, muitos restaurantes cobram por ele mesmo q vc negue o pão, o "coperto" tb vale como serviço de mesa: prato, talheres...
Depois vem o antipasti, seguido do primo piatto(geralmente uma massa ou arroz ou sopa) e depois do secondo, que é a carne ou peixe. Acompanhamentos como batata ou legumes são cobrados à parte. Sem contar q antes do café, normalmente 'ristretto', vem a sobremesa e após vc tb pode optar pelo licor, grappa ou simplesmente o 'amaro', bebida amarga pra ajudar a digestão. Entre as sobremesas, você pode obviamente pedir 'frutta' q é a opção menos calórica. Mas quem quer saber de frutas, quando se tem sorbetto, gelatti, torta siciliana- de limão e chocolate, tartuffo... 
Sem contar q frente a todo esse cardápio, vc não pode cometer gafes: ou se pede tudo na ordem(o q é praticamente uma orgia alimentar à noite) ou se pede apenas um secondo mas, nunca apenas um primo. Vai entender... que é italiano que explique!:-)
Depois da balada, q nunca acaba cedo, tem próximo aos clubes um trailler que vende bebidas, café, crepes e 'cornettos' recheados com creme, chocolate ou nutella.
Isso sem contar com os vinhos regionais que são deliciosos! 

Aí eu pergunto: mesmo andando, correndo, nadando tem como não engordar num lugar assim???

6 comentários:

  1. a itália deve ser lindissima mesmo!
    e as comidas então né...pelo o que vc tá contando, quem vai deve voltar com vários quilinhos a mais! hahaha
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Os sorvetes sao uma tentacao sim,nao resisti sem falar que a comida é uma delícia as massas entao.
    Agora essa história de pagar praia e lá a salada vem no final.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, eu voltaria a baleia Shamu da Sea World depois de uma viagem dessa!Comida é uma religião nesse país que por sinal deve ser lindo de viver :)!

    Tenho muita vontade de ir à Europa, mas o hubby não gosta de voar, as poucos estou colocando ele no bolso ;)!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não me acostumei com essa história de pagar pra entrar em praias. Principalmente, levando em conta as alemães que eu conheci. Nem chega perto de uma brasileira. Amanhã tem post sobre isso. rsrs

    bjs!!

    ResponderExcluir
  5. What?????

    Uma semaninha sem postar nada aqui??? Tô com saudade!!!! rs

    Amiga, tenho uma TAG pra vc no meu novo blog de selinhos... depois dá uma olhadinha e participa ta??

    Este é o link:

    http://selinhosecia.blogspot.com/2010/08/tag-da-lane-eterna.html

    ESTE É O LINK DO MEU NOVO BLOG QUE FIZ COM MUITO CARINHO SÓ PARA GUARDAR SELINHOS E TAGS QUE RECEBO DE TODAS VOCES. ESPERO QUE GOSTE!!
    BEIJOSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir