22.3.10

geração de grávidas pós-celebridades - post para as mamães

Semana passada eu estava lendo uns sites e me deparei com as fotos da Gisele Bündchen na Vogue. Cara, a mulher tá linda demais!!! Já faz um certo tempo que ela tem sido assunto pelos tablóides e mesas de café/jantar da casa de milhares de pessoas.

A primeira polêmica veio com sua entrevista pro Fantástico, quando ela contou sobre seu parto e suas experiências. Depois ela aparece na campanha da Colcci, magérrrrrrrrrima e felicíssima por sinal e, agora as fotos da Vogue. O povo não anda se aguentando!!! TODAS as mulheres querem saber COMO ela consegue??

Segundo suas próprias declarações:

Nas fotos, ela mostra que já recuperou a boa forma e explica seu segredo: "Fiz kung-fu até duas semanas antes de Benjamin nascer e ioga três vezes por semana. Acho que muitas mulheres engravidam e acham que podem se transformar em lixeiras. Eu pensava em tudo que comia e ganhei apenas 13 quilos".

Fonte: Ego

O caso é que quase nenhuma mulher quer acreditar mas, ela realmente disse a verdade e suas palavras devem servir de exemplo pra muitas outras. Prova disso, são muitas outras celebrity-moms que desfilam por aí: Heidi Klum, Alessandra Ambrósio, Claudia Leite, Camila Alves, Nicole Kidman... e por aí vai.

A pressão em cima das mulheres praticamente se quadruplicou e, o resultado além de muitos complexos, brigas, crises de choro é também o despeito total. Os comentários que tem saído por aí passam de hilários a invejosos e terminam até no mau-gosto.

Mas, o que a mamãe comum(leia-se não-celebridade), estudante, dona-de-casa, trabalhadora, que não disponibiliza de serviços como faxineira, cozinheira, babá, massagista, nutricionista, personal trainer, psicóloga (...), genética que resolve tudo sozinha ou um metabolismo bombástico pode fazer pra lidar com isso???

Em primeiro lugar: relaxar. Ficar criando neuras não resolve a situação e nem a faz ficar melhor. A maior parte dessas mulheres são pessoas, que o corpo é o seu maior capital - objeto principal de trabalho. Por isso é de vital importância que elas recuperem a boa forma o mais rápido possível. Sim, eu dei importância ao recuperem, pq muitas pessoas não lembram que elas já eram magras antes da gravidez.

Segundo: planejar. Sim, uma gravidez planejada conta com inúmeras vantagens. Além de todo o trabalho de prevenção, vacinação e preparação psicológica e financeira, a mulher evita muitos motivos de stress futuros quando 1 ano antes(mais ou menos) começa a cuidar melhor da alimentação, adotando hábitos mais saudáveis, a ficar mais ativa praticando uma física regular(min. 3 x semanais) e, até perdendo aqueles 2 quilinhos que estão sempre sobrando. Sim, muitos médicos recomendam que a mulher esteja em seu peso ideal para engravidar! Obviamente, os motivos não estão apenas ligados à estética. Mulheres muito acima do seu peso ideal tem um maior risco de abortos, hipertensão, diabetes gestacional e por aí vai. Quem vai calcular o quanto a mulher pode/deve engordar durante a gestação é o medico, ele é o melhor conselheiro nessa situação.

Terceiro: cuidar da alimentação durante a gravidez! O que a Gisele disse, vale para muitas mulheres. Não se deve usar a gestação como "desculpa" para comer todo tipo de porcaria que se vê pela frente, como hamburger, batata-frita, doces, chocolate, frituras, etc. A história de que uma grávida deve comer por dois é pura lenda. Uma gestante precisa de apenas 200-300 cal a mais por dia!!! Isso equivale em média a um iogurte, ou uma porção de fruta. Por isso quem já tem hábitos alimentares saudáveis, não encontra muitas dificuldades. Por motivos óbvios jamais deve se fazer dieta restritiva ou jejum durante a gestação(a não ser que seja por recomendação médica!). Deslizes são permitidos, afinal somos todas humanas e, precisamos desfrutar de prazeres. Existe uma grande diferença entre comer 1 ou 2 bombons e "devorar" a caixa toda de uma vez. O equilíbrio é sempre a melhor decisão. Pense nisso!

Quarto: praticar uma atividade física durante a gravidez. Quando me refiro a uma atividade física, me refiro a qualquer atividade que movimente o corpo durante no mínimo 30 minutos e dê prazer: caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, praticar yoga, ir à academia, artes marciais - o importante é vc sentir prazer por ela. Existem muitos estudos que comprovam os benefícios da prática de atividade física durante a gestação. É uma furada acreditar que uma grávida saudável deve parar com o esporte. Apenas o médico pode proibir a prática de exercícios ou o repouso por motivos diversos.

Mulheres que já eram ativas antes, podem continuar a praticar a modalidade que praticava apenas com uma restrição: diminuir gradativamente a intensidade. Algumas modalidades são com o passar das semanas não-aconselháveis, como os esportes com bola, saltos e pesos excessivos, apenas por uma questão de segurança à mamãe e ao bebê.

As mulheres que eram sedentárias(leia-se: não praticantes de nenhum tipo de atividade física regular) também podem desfrutar dos benefícios da atividade física! Caminhar, nadar, hidroginástica, pilates voltado para gestantes, yoga ainda são as mais recomendáveis.

O objetivo da atividade física durante gestação direciona-se apenas a proporcionar sensação de bem-estar na futura mamãe e no bebê, além de uma preparação corporal para o período gestacional e o parto. Nenhuma grávida faz exercícios para o controle de peso e nem para virar atleta!!!

Durante a gestação ocorre a elevação de um hormônio chamado relaxina. Esse hormônio proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo que a os ossos que ligam a pelve tornem-se mais frouxas e alongadas mantendo ainda estabilidade das articulações, preparando o corpo para o parto. Por isso é muito comum a futura mamãe sentir dores nas articulações e ficar mais suscetível a lesões.

Por isso, mais uma vez o equilíbrio é a palavra chave!!

Depois do parto: vem aquele turbilhão de emoções e novidades. Depois que o neném nasce vem primeiro o caos e depois a instalação de uma nova rotina. Não deixe de instalar nessa nova fase uma período apenas para vc mamãe e para cuidar do corpo. Logo após o parto, a mulher já pode fazer caminhadas leves e exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico.

Um assoalho pélvico fortalecido: melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto; melhora a circulação para a região pélvica; promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto; previne a incontinência urinária por esforço; apóia os órgãos da pelve; previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril); promove a estabilidade da musculatura postural.

A amamentação, além de ser um ato de amor, também ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rápido e ao peso antigo também. A mamãe que amamenta gasta em média 800 calorias sem fazer nada!!

Agora, se vc não fez nada disso e está aí desesperada, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo!!

Adote uma alimentação saudável, faca uma reeducação alimentar, tire uma horinha durante o dia pra cuidar de você, pratique exercícios, cuide do corpo e da mente. Deixe-se ajudar ou peca ajuda. As palavras chaves são: disciplina, persistência, perseverança e bom senso. Seu corpo levou noves meses pra gerar um ser perfeito e precisou se adaptar para essa mudança. Esse é mais ou menos o mesmo tempo que o corpo leva para voltar ao normal sem muitas intervenções. O processo pode ser acelerado se vc der uma "mãozinha" ou pode atrasar se você também não colaborar.

Gostaria de ressaltar que neste post eu não me refiro a nenhuma pessoa em particular. O tema é atual e, como personal trainer, acompanhei algumas gestantes e tenho uma opinião sobre o assunto como qualquer um.

O importante é curtir a nova fase, amar seu bebê e a você mesma. Tudo com muito amor, muita tranquilidade sem stress, neuroses ou "despeito". Você é aquilo que você quer!!

5 comentários:

  1. Aninha,
    você disse tudo. Eu por problemas de saúde fiquei em repouso absoluto da 16a à 33a semana gestacional. Porém cuidando da alimentacao e sem fazer exageros, engordei apenas 9 kg. Como meu parto foi cesária, precisei esperar para fazer exercicios para o assoalho pélvico. Mas em 9 meses, amamentando e seguindo seus conselhos, eu estava quase totalmente na minha forma pre-gestacional.
    Vou linkar no meu blog, esse artigo merece ser lido por todas as mulheres e publicado em revistas de alta circulacao!
    Você é 10!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Aninha:
    Um texto pefeito par ter um filho sadio e a mãe também!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana! Parabéns pelo tópico! E agradeco à Marcia pelo link!

    Você acompanhou a minha gravidez, entao serve de testemunhas para o que vou escrever abaixo.
    Eu nao sou modelo e nenhuma celebridade, mas estou bem satisfeita com a minha figura física pós-parto.
    Sempre fui muita ativa na danca, vou para o trabalho de bicicleta, procuro manter minha alimentacao bem saudável.
    Na minha gravidez os cuidados redobraram. Nada de doces, acucar, chocolate (nem curto), nada de fastfoods (nao frequento mesmo) e nem tampouco bebibas alcóolicas. Dancei até às vésperas de parir e andei de bicicleta até o quanto meu barrigao permitiu. Engordei no total de 10 quilos. Após 2 semanas do parto (foi cesária), voltei ao peso do comeco da gravidez (45 kg). As pessoas me olhavam sempre de forma curiosa, pois eu chamava atencao por estar com um bebê de meses no colo e estar tao em forma.
    Minha filha está com 2 anos, e continuo indo de bike para o trabalho, danco 2 vezes por semana, faco ainda exercicios para o assoalho pélvico e abdominais. Estou beirando os 39 anos e satisfeita com minha silhueta física ;)!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Concordo e discordo, alimentaçao saudavel, relax, tudo isso é válido, mas essas celebridades como Gisele, Claudia leite, tem um batalhão de gente atrás, cuidando do filho, Jennifer Lopez foi sincera numa entrevista e disse que para ela foi muito fácil ter gêmeos já que as babás cuidavam das crianças e o trabalho que ela tinha era brincar, colocá-los na cama e outras coisas.
    Pra quem não tem todo esse luxo e todo esse glamour é uma coisa, mesa a coisa é a proaganda de amamentação, mostrando as mamães todas maquiadas e de branquinho...como se isso funcionase mesmo assim, queria ver mesmo se esse povo acorda a noite toda para dar de mamar....livre demanda.
    Desculpa...mas acho que as revistas, ás vezes exageram e as mamaes sentem-se as vezes muito frustradas com essa cobrança de voltar ao peso tao rápido.

    ResponderExcluir
  5. Ana, estas dicas valem para todos, grávidas, não grávidas, homens, mulheres. Como você diz, equilíbrio é a palavra chave! Post excelente!

    ResponderExcluir