27.2.10

Berlin, Berlim... item 84 da lista

Berlinale: item 84 da minha lista!!



Ando meio atrasada com meus posts, isso tá me estressando horrores! Tanta coisa pra postar!!


Estive em Berlim há alguns dias atrás. Eu simplesmente amo aquela cidade!! Se eu tivesse que mudar de Frankfurt algum dia e pudesse escolher, sem nem pensar ou piscar escolheria Berlim!

Além de ser a capital, é uma das maiores(senao a maior, nao tenho certeza) cidade da Alemanha, onde TUDO acontece. É o centro político, tem Fashion Week, Echo, milhoes de coisas pra fazer, é um pólo cultural, uma flair maravilhosa, história viva pelas ruas e tem Berlinale!!!



Berlinale é um festival de cinema anual, como o que acontece em Cannes. Nesse período, o mundo do cinema circula ali pela Potsdamer Platz e arredores, filmes, burburinho, estrelas de cinema, tapete vermelho: glamour puro!!
Já tive a oportunidade de estar na cidade uma vez durante o festival, há uns dois anos atrás. Foi uma coincidência e, como nunca tinha ido/visto/participado de algo assim, decidi espontâneamente ir e, por sorte consegui ingressos para uma premiére de um filme brasileiro: Tropa de Elite.

Como tinha chegado 10 hs da manha pra comprar o ingresso e e minha sessao era apenas às 20 hs, fiquei por lá olhando, passeando, assistindo as coletivas de imprensa dos filmes com o diretor e os atores, ouvindo as críticas do pessoal da imprensa. Depois do filme, consegui ver os atores de pertinho e cumprimentá-los pelo filme.


A experiência foi tao boa, que quis repetir.



Depois de marcar a data, acertar o transporte e onde ficaríamos comecei a me preparar para o festival. Acompanhei pelo site as reportagens, esperei ansiosamente pela publicacao do programa . Escolhi minunciosamente os filmes que gostaria de assistir e preenchi quase todo o fim de semana com filmes, faltava apenas um detalhe básico: os tickets! Na vez anterior, colhi informacoes de como funcionava tudo e, fiquei abismada com a loucura que é conseguir comprar um ticket. Ter conseguido um ingresso da oura vez tinha sido realmente MUITA sorte.

Desta vez, nao queria contar com ela. Queria agir como uma "boa alema", programar minha visita e comprar tudo com antecedência.


Programei minha agenda e meu despertador para todos os inícios de venda online. Para minha surpresa, em menos de 5 minutos, todo o contigente de ingressos para venda online já estava esgotado! Quatro dias, quatro tentativas e ingressos para apenas 1 filme! Já bateu um pouco de frustracao. Quem me conhece, sabe que eu nao sou o que pode se chamar de uma "pessoa planejada" e conhecedora do real significado da palavra antecedência. Bom, pelo menos os ingressos eram para uma premiére...


Bateu o desespero, comecei a pensar nas pessoas que eu conhecia em Berlim e poderiam "quebrar um galho besta pra mim", ficando horas numa fila pra me comprar uns ingressos. Nao arrumei ninguém, popularidade altamente em baixa.


Estava novamente andando lado a lado com ela: a sorte.E, ela estava de TPM naquele fim de semana.


Nossa viagem de ida durou 8 1/2 horas(detalhe que o Schatz já fez os mesmos 600 km em 3 1/2 horas!). Uma neve fora do comum provocou um caos nas estradas. Mas, nada importava. Eu tinha que conseguir ingressos!!



Fui equipada pra tudo: bolsa gigante, máquina fotográfica, programa, Moleskine com o guia de Berlim, garrafinhas de água, vários pacotes de balas sortidas, biscoitos, chocolates, sapatos e roupas confortáveis para o dia, roupa de gala para a noite. Empacotar tudo isso em UMA sacola de viagem foi um desafio fora do comum e impossível de se realizar.
Definitavemente, eu e o Schatz nao fomos feitos para viver de pouca bagagem. Nos hospedamos na casa de tios e, preciso confessar, tive medo de assustá-los. Com o número de sacolas que levamos, qq um acreditaria que passaríamos no mínimo um MÊS e nao um fim de semana!



Na sexta-feira, lá estava eu toda fashion e ansiosa, com meu programinha na mao às 9.40 da manha na fila. 3 horas depois em 4 filas diferentes, vários posts no Facebook, com uma crise de abstinência pela falta de cafeína e já nao tao mais fashion, depois de tirar e vestir novamente meu look cebola diversas vezes - lá estava eu - sem tickets. Nem para a repeticao do filme Central do Brasil eu consegui um ingresso. Definitivamente, vou ter que melhorar minhas técnicas ano que vem!!!



Meu consolo no dia foi ficar passeando pela cidade nos locais onde as celebridades tb passeiam, comendo minhas balas e chocolates (sem o escurinho do cinema!), patinando pelas calcadas, lutando para nao cair e nao rir dos outros que estavam caindo na rua. As calcadas estavam tao lisas, que era uma missao impossível conseguir dar uma caminhada um pouquinho mais rápida sem escorregar. Quem andou com uma filmadora por lá, tem material pra mais de um ano de pegadinhas pro Faustao e pro Pânico.



Registrado ficou meu passeio pelo "Red Carpet" na estréia do filme Henry IV. Nao consegui fazer nem metade das fotos que eu queria, pq obviamente eu tinha que esquecer alguma coisa. E, foi bem o carregador da maquina fotográfica! Estou realmente "anos-luz" de distância de uma "boa alema". Vou ter que trabalhar esse item tb...

Posso apenas dizer que eu AMEI, AMEI, AMEI!!!






11 comentários:

  1. ai Berlin é tao bom!! em pensar que antes moravamos tao pertinho e iamos tantas vezes, agora viemos parar no lado oposto. Eu sinceramente aprendi a gostar de Berlin e se pudesse ter escolhido, teria ido pra la ao inves de Munique. Mas sao 2 mundos completamente diferentes! ;)
    Vcs estavam chiquerrimos no tapete vermelho hein? =) bjs!

    ResponderExcluir
  2. Aninha amei suas fotos e seu passeio. Ano que vem vc já vai estar escolada e vai conseguir muitos ingressos :)
    Bjokas
    http://vivi.sabrisweb.com

    ResponderExcluir
  3. Se prepara pq aqui no Rio de Janeiro já começaram as filmagens para o tropa de elite 2. Tô indo para Berlim em set/2010 ( um congresso ), tem alguma dica para me dar?Bjos, Mary..

    ResponderExcluir
  4. O importante é que vc soube tirar proveito desse dia e curtir a cidade de Berlim! Vc foi muito positiva, não deixou que o fato de não ter conseguido o seu objetivo estragasse seu dia!

    Fez muito bem Ana :)!

    By the way, aquele lugarzinho sonho que vc disse no meu post é o gramado e o lago que dá de frente p/ meu apartamento no 2o. andar :)!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,

    obrigada pela visita!

    Que maravilha você na Berlinale! Lá na faculdade não dá tempo nem de piscar o olho, os ingressos para estudante são pouquíssimos e voam!

    Em agosto irei para Berlin pela primeira vez e estou toda serelepe por isso, anciosa por conhecer esta cidade.

    Bjocas e bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana obrigado pela visita que pena que a ida a Berlinale nao foi exatamente como voce queria mas acredito que mesmo assim voce se divertiu.
    Meus exames foram sim satisfatórios.

    ResponderExcluir
  7. Ana, maridex morou em Berlim e ouço sempre o quão apaixonante é esta cidade. Tanto que me dá até vontade de morar por lá (não fosse a neve...) e festival de cinema é comigo mesma. Ficaria sentadinha a frente de uma bilheteria dias antes (novamente, se não fosse pela neve). Bjocas.

    ResponderExcluir
  8. Boa escolha, Ana! Berlin é realmente o máximo, é a cidade alema que eu mais visitei e mais curto... E se a Berlinale nao deu muito certo, pelo menos deu pra curtir a cidade mais um pouquinho, né?

    ResponderExcluir
  9. Berlinale é tudo de bom. Berlim é tudo de bom. Que estamos fazendo em Frankfurt, heim?
    Beijos,
    Cla

    ResponderExcluir
  10. e qual o próximo item da lista agora?
    e concordo: Berlim é tudibom

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Tudo bem?
    Obrigada por me seguir...

    Bjs,
    Adriana.

    ResponderExcluir