10.1.10

decepcoes

Quando um novo ano comeca cria-se a expectativa que tudo será melhor, iluminado, alegre, colorido. Que tudo aquilo de ruim que aconteceu no ano anterior vai ficar para trás e nunca mais voltará.

Assim eu achei que 2010 comecaria. O fim de 2009 foi pra mim um alívio, assim como tive ótimas experiências, tive outras que me fizeram: refletir sobre o futuro, em prestar mais atencao no que leio, faco, falo e clico, feriram, magoaram e me deram prejuízos.

Costumo sempre viajar pro Brasil em dezembro por motivos extremamente pessoais e especiais: sao aniversários das pessoas que mais amo na vida(só o Schatz que nao faz aniversário em dezembro), meu aniversário e Natal. E, em um mês, revejo todas as pessoas queridas que cercaram a minha vida: meus pais, minha avó, minha tia querida, meus familiares, meus amigos, cuja amizade cultivei em anos que nao cabem mais na palma de uma mao. Estou falando isso, pq mesmo longe dessas pessoas tantos anos, revê-las é para mim mais do que um prazer: mostra-me a importância de amarmos com lealdade, sinceridade, honestidade.

Comecei uma nova vida aqui na Alemanha há 8 anos. Tive que deixar para trás uma vida que construí, para construir uma nova aqui. Minha única vantagem em relacao a outras pessoas que fizeram o mesmo, é que além de ter um companheiro, que me ajudou e possibilitou ter uma vida confortável aqui dando todas as ferramentas para que eu mesma construísse tudo aquilo que deixei para trás: aprender uma nova língua e novos costumes para voltar a exercer minha profissao, criar um novo círculo de amizades, ter vida social e cultural ativa. Foi uma nova família que me aceitou como um membro, que gosta de mim e respeita minha pessoa, meus costumes e minha cultura.

O motivo desse blablablá todo é que esta semana tive uma decepcao que realmente conseguiu me transtornar. Palavras, acoes que jamais esperaria atingiram como um raio e abalaram profundamente meus nervos e minha confianca em relacao as pessoas. Difícil acreditar que coisas assim aconteceram comigo, que novamente acreditei e investi nas pessoas erradas, aquelas que nao merecem respeito e consideracao.

Meu único consolo é que eu realmente tenho valores e coisas que talvez facam a diferenca entre nós: caráter, valores morais, educacao, pais que me amam e amaram, um marido e companheiro, uma família aqui e no Brasil, uma vida independente, uma profissao que amo e exerco, amigos. Sim, eu realmente tenho amigos e sei quem eles sao.

E é por isso que vou continuar vivendo bem e feliz. Longe de pessoas que nao tenham os mesmos valores que eu. Do mesmo modo, da mesma maneira.

E por isso coloco meu lema pra esse ano e, espero que muitas pessoas tb o adotem, pq economiza muito os nervos: "Vc nao pode esperar que as pessoas correspondam as suas expectativas". Todo ser é único e evolui de forma diferente durante a vida.

Aos leitores, desculpem o desabafo, é que doeu muito mas eu aprendi. Nao quero me vender aqui como especial e única. Felizmente muitas pessoas desfrutam destas mesmas condicoes que eu. E, sinceramente, espero que muitas outras possam tb conquistar por seus méritos o que possuo ou aquilo que desejam.

Ser feliz provoca inveja. Ser verdadeira incomoda. Destruir é mais fácil que construir. Fazer de conta dói menos que encarar a realidade.

E a vida continua...

7 comentários:

  1. Pesado seu post, mas te entendo; tbm já aconteceu comigo!Ainda bem que nem todos são más. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana,
    coloque esta pessoa na relacao "de pessoas que iluminam um ambiente ao sair dele".

    Você é uma pessoa maravilhosa, doce, prestativa, bonita, gostosona, de muito bom gosto e feliz

    o resto é sobra, e quem (o que) sobra vai para o lixo.
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Durante meus anos aqui, passei o natal sempre no Brasil, pelos mesmos motivos que os seus. Ano passado foi aqui, pois queria ter uma experiência diferente e também a grana tava curta. Já me decepcionei com algumas pessoas, mas o mais dolorido é quando é com uma pessoa querida, mas a vida ensina a gente a lidar com isso sem criar muitas expectativas das pessoas. Eu também não gosto que criem mutias expectativas de mim, pois posso decepcionar. Com o tempo eu aprendo isso melhor e tento viver melhor. O maior desafio é aceitar as pessoas como elas são sem julgá-las. Feliz 2010!!! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Como diz uma amiga minha, nao vale a pena gastar tempo com quem só nos coloca pra baixo. E viva a felicidade, e viva os amigos de verdade!
    Beijos, e Feliz 2010!
    Angie

    ResponderExcluir
  5. eitha aninha essas coisas acontecem ...
    Nao fique triste nao realmente as pessoas nos descepicionam facilmente mas isso so acontece quando esperamos demais de uma pessoa
    lindona espere sempre o minimo de todos esse é virou meu lema a muito tempo e é dificil qualquer pessoa fazer-me triste bjus e a vida claro sempre contunua

    ResponderExcluir
  6. Não acho que você tenha começado o seu ano mal - muito pelo contrário. Essa pessoa que te decepcionou na verdade também te deixou mais livre para investir seu tempo e energia em gente que realmente vale a pena. "Melhor cair das nuvens do que de um quinto andar", como já diria Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  7. concordo com a principessa: se ano já começou bem se livrando rapidamente de pessoas "pedras no sapato" e o mlhor de tudo tirando um aprendizado de tudo isso.

    ResponderExcluir