23.2.09

porque as pessoas mentem?

O caso da brasileira Paula Oliveira na Suíça tem dado muito o que falar aqui no Brasil. Muito tem se especulado e muito foi falado. Mas, se for realmente tudo mentira o que ela disse, fica a pergunta: "o que faz uma pessoa a contar uma mentira dessas?" sem contar, que uma mentirinha que para ela talvez fosse "inocente", tomou proporçoes gigantescas e causou até conflitos diplomáticos.

Essa semana saiu aqui na Revista Época(http://www.revistaepoca.com.br/) uma reportagem com o título que eu coloquei o post. Logo me interessei pela reportagem, porque ultimamente tenho convivido com pessoas que mentem, e mentem muito. E é sempre muito curioso, pq sempre ficaram as perguntas " será que ele/a mente mesmo?", "como se desmascara um mentiroso?" e "será que vale a pena mesmo mexer com isso?"

Aí tinha um quadro lá que retrata os tipos de mentiroso e, eu vou transcrever aqui do texto que está disponível online(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI29374-15228,00-POR+DENTRO+DA+MENTE+DO+MENTIROSO.html) e na revista para os amigos que convivem com esse problema tb:



Quando mentir vira um problema - como reconhecer os sintomas em uma pessoa que mente o tempo todo e as causas desse comportamento

O mitômano ou mentiroso patológico

O que é: Pessoa manipuladora e autocentrada que inventa histórias continuamente para conseguir o que quer, com pouca consideração ou respeito pelos interesses dos outros.

Sintomas da mentira:

  • Exagera os próprios feitos de maneira implausível, construindo uma realidade fantasiosa. Tudo o que faz é ótimo, genial ou surpreendente. Para convencer, usa argumentos que reduzem ou anulam os feitos dos outros.
  • quando confrontado com a verdade, sente-se ameaçado e tende a amenizar a mentira - por exemplo, dizendo que a pessoa que o contradiz está fazendo uma tempestade num copo d´água.
  • como não consegue sustentar as próprias contradiçoes por muito tempo, tende a ser pouco leal aos amigos e à família, desfazendo os vínculos afetivos de tempos em tempos e abandonando quem vê como ameaça. Em alguns casos recria a própria história na tentativa de apagar o rastro das mentiras anteriores.

Causas: mentir de forma patológica pode ser um mecanismo de defesa ou autoafirmação desenvolvido na primeira infância. Costuma ser associado a alguma desordem mental, caso das personalidades excessivamente narcisistas ou histriônicas.

O mentiroso compulsivo

O que é: quem mente por hábito, fazendo da mentira a resposta padrão a qualquer pergunta. Para ele falar a verdade pressupoe algum tipo de desconforto. Mentir permite sentir-se bem.

Sintomas da mentira:

  • Sem a intenção de manipular os outros, o compulsivo mente para chamar a atenção ou melhorar a sua autoestima. Por isso, distorce a verdade sobre qualquer coisa, mesmo as insignificantes.
  • Enquanto o mitômano cria uma realidade fantasiosa nos mínimos detalhes, o compulsivo injeta mentiras nas conversas do dia a dia apenas porque a verdade não tem nada demais.
  • Usa frases como "sei que isso vai parecer estranho", mas conta a mentira mesmo assim. Quando esquece a história que inventou, responde de forma evasiva "Tem certeza que eu disse isso? Acho que você entendeu errado"(o que não quer dizer que toda pessoa que diga isso seja mentirosa)

Causas: A mentira compulsiva geralmente tem origem num ambiente familiar que pune quem admite os erros e fracassos- pais que castigam os filhos quando ests confessam sinceramente um erro e podem criar o hábito da mentira.

E aí? Já contou uma mentirinha hoje? Ou teve que escutar umas???

" A mentira é muita vez tão involuntária como a transpiração"
Machado de Assis em Dom Casmurro

5 comentários:

  1. Oie Ana,

    obrigada pelo selinho.

    Adorei o Post.

    Nao sei se vc já percebeu isso, mas várias pessoas, depois que se mudam pra cá ( pro exterior de maneira geral), comecam a mentir sobre a sua origem no Brasil. Depois que vem morar aqui, muitos viram médicos, juízes, advogados, o escambau!

    Beijos

    Eu

    P.S: Como vai o papi? Espero que se recuperando otimamente.

    ResponderExcluir
  2. Nao escutei nenhuma, mas tb ninguém me ligou ahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,em primeiro lugar voce nao é a primeira que tem conviver com isso,tenho que escutar quase todos os dias Angeberei,que eu sei que sao mentiras.Concordo em 100% com a primeira opnante,já ouvi muitos estórias da carochinha.

    ResponderExcluir
  4. Ei Ana, achei seu blog pela Nadja e estou vivendo na França. Seu post sobre casamento e vida no castelo é exatamente o que dizem sobre minha irma, que tambem mora na Alemanha casada com alemao... gostei do seu blog! forças para o seu pai! Lorena

    ResponderExcluir
  5. Ei Ana, achei seu blog pela Nadja e estou vivendo na França. Seu post sobre casamento e vida no castelo é exatamente o que dizem sobre minha irma, que tambem mora na Alemanha casada com alemao... gostei do seu blog! forças para o seu pai! Lorena

    ResponderExcluir