9.3.06

drama culinario


Uma das coisas q ate poucos dias me orgulhava, era o fato de ter virado uma genia na cozinha desde q cheguei na Alemanha. No Brasil, tive minhas fases "Ofelia" durante a adolescencia mas, desde q a vida real comecou(leia-se faculdade e trabalho), eu nao prestava nem pra fritar um ovo. Tudo saia uma droga´: o arroz empapava, o feijao ficava salgado, o bolo ficava solado. A unica coisa q saia bem, eram os brigadeiros. Ai, os brigadeiros....
De qualquer maneira, assim q pisei em terras germanicas fui confrontada com uma triste realidade: nada da coxinha da padaria, do folhado da cantina, da esfiha do Habib´s, do pao de queijo e nem dos sanduiches pedidos pelo telefone. Comida da mamae, da titia ou da vovo, soh em pensamentos sadicos.
Muitas idas ao restaurante e 12 quilos mais gorda, decidi q nao dava pra viver assim: decidi enfrentar as panelas de frente!!
Foi muito dificil conseguir realmente "encarnar" a Ofelia q existia dentro de mim. No meu conceito de mulher moderna e independente eesa figura nao se encaixava muito bem. Mas, como a necessidade faz o ladrao e depois de muita comida salgada, cozida demais e uma cozinha em pandarecos pra limpar, virei uma cozinheira de mao cheia, como diria minha mae. Tornei-me leitora assidua de revistas e sites culinarios e, vivia trocando receitinhas com as amigas. Quem me viu e quem me ve...
Mas, ultimamente a frustracao tem tomado conta do meu ser. Depois de voltar a trabalhar, as idas a cozinha comecaram a tornar-se escassas e, os erros primarios voltaram a atacar: a falta de ideias, a comida salgada, o bife que passou do ponto e por ai vai. Soh q o q tem me ocorrido nas ultimas tres semanas tem sido demais pro meu ego. Vcs conhecem alguem que consegue queimar a propria, e tao desejada, refeicao TRES vezes consecutivas? Aposto que nao. Mas, isso mudou: eu consegui!! Tres idas a cozinha e, quase preciso de um terapeuta!!
Tudo comecou com uma picanha extraordinaria que eu trouxe do Brasil. Segui passo a passo a receitinha da Dona Benta. Results?? Uma forma queimada, uma cozinha enfumacada e fedorenta e, uma carne q soh ficou boa por conta do vinagrete que a acompanhou. Essa ainda deu pra salvar.
Segundo drama: domingo, depois de pequisar mais uma receitinha, fui toda feliz fazer uma suculenta carne de panela com molho de cerveja. Tudo corria bem, ate eu ter a infeliz ideia de botar umas batatinhas pra completar a viagem culinaria. Soh de imaginar, me da agua na boca de novo. Resultado? Uma panela de pressao com fundo negro, uma carne imprestavel, uma frustracao horrenda, um marido esfomeado e uma cozinha q ate agora fede queimado apesar de todos os incensos, velas e ventos.
A terceira e pior: depois de chegar em casa, com estomago nas costas depois de um exaustivo dia de trabalho, abri o freezer e coloquei no forno uma baguette congelada . Nenhum segredo, oder?Engano, meu bem. Comi torrao com queijo queimado, por falta de opcao...

Sera q isso eh uruca?? Sera que eh passageiro ou devo mandar benzer minhas panelas??

Nenhum comentário:

Postar um comentário