18.6.11

destino de abril: Budapeste






Buda era uma, Peste era outra, mas em 1873 as duas cidades foram unificadas . A Hungria fica no leste europeu, uma parte ainda meio adormecida nos roteiros turísticos. 
"Como Budapeste unificada, ostenta muitas construções em art nouveau, sendo chamada por "Paris do Leste", ou pelas suas termas e saunas como a "capital termal". Leitores de Chico Buarque a identificam como cenário e título de um ótimo livro. E a viajantes, como uma agradável cidade a desbravar."
Budapeste fica ainda ofuscada por Praga, muito mais "famosa" no quesito turístico. Ela é uma cidade que merece ser descoberta com calma, com carinho, caminhando com um olhar desbravador pois cada esquina tem seu charme. A Paris do leste simplesmente conquistou meu coracao de forma devastadora!!
Difícil reunir num post todas as impressoes que tive da cidade. Eu nao tinha uma idéia real do que me esperava além de muita água termal e uma língua que eu nao entenderia lhufas.  
A língua é um ponto em que eu realmente preciso concordar com Chico Buarque: húngaro é a realmente a língua do capeta, muito próximo à incompreensao total e plena! Mesmo assim, os húngaros sao extremamente simpátiocs e inglês é praticamente falado em todos os pontos turísticos, cafés e restaurantes. Quase todos...









Conseguimos também, apesar do meu peculiar costume alimentar(leia-se nojinhos)  degustar incríveis iguarias húngaras como a sopa de gulash, o paozinho divino chamado Kürtöskalács(olha na foto se nao vale mesmo a pena!!) e alguns outros pratos típicos. Eu fui um pouco cautelosa nas minhas escolhas pq lá é comum encontrar no cardápio pratos a base de miúdos, ganso, coelho e por aí vai. Mesmo com todas as minhas restricoes, fiz refeicoes divinas e inesquecíveis! Comemos praticamente apenas em restaurantes com cozinha húngara. Visitas altamente recomendáveis sao :  Café Gerbaud(preco bem salgado - mas a limonada natural deles é tudo na vida +10!), Cyrano Etterem, Café Central, Hemmingway, Cafe Pierrot.








Depois de termos relaxado nossos pezinhos de um dia exaustivo na Rudas Bad,  nosso segundo dia, foi dedicado exclusivamente à Buda e a cidade do Castelo Vár. Cruzamos uma das inúmeras belíssimas pontes(essa é a que é guardada pelos leoes) que cortam o rio Danúbio e caminhamos em direcao ao castelo e a igreja de Matias. Quem nao curte subir um morro pra engrossar as pernocas, pode pegar o bondinho que leva à cidade alta. A vista de Peste é imperdível! Cuidado apenas com o horário de funcionamento dos pontos turísticos. Nós comemos bola e, nao conseguimos entrar na igreja por ser sábado(dia de casamentos). A super dica desta área é passar no Café Ruszwurm Cukrászda e comer uma das imperdíveis tortas!




Ficamos num hotel na rua comercial de Peste, uma rua incrível pra comprinhas e relativamente próxima a vários pontos turísticos, a Vati Utca. Conseguimos andar pra ir em praticamente todos os pontos turísticos de Budapeste. Os brasileiros que já fizeram um programinha/viagem comigo conhecem esse meu lado obscuro, total geracao saúde: ADORO andar em cidades que eu nao conheco, pq amo fotografar todos os cantinhos e surpresas que se descobre pelo caminho. Afinal, nem todos os cafés bárbaros da cidade estao no guia, né?
Rodamos por Peste, andamos em Buda, visitamos o Parlamento, o castelo, as igrejas, monumentos e termas - a cidade é limpíssima! Assim, nao chega ao nível da Suíca ou Alemanha mas, comparada com muitas outras cidades turísticas européias como Paris ou até mesmo Praga, os húngaros dao um show de civilidade. 



Para os meninos, chegados num luxinho, a visita a uma sapataria com os originais "Budapester" é um must!! Schatz entrou e se deliciou com o atendimento personalizado e totalmente voltado para o pé do cliente kkkkkk. Ele saiu de lá com um modelo belíssimo par de saptos, que se adaptam perfeitamente à largura de seus pés e deixou uma pequena fortuna + 1 rim como forma de pagamento. Experimentar e olhar sempre sao gratuitos mas, quem realmente desejar possuir um: prepare a carteira!:-)

Uma das experiências inesquecíveis que tive nessa viagem, foi a visita à Basílica de Sao Estevão, patriarca da cidade. Além da Basílica ser incrivelmente bela, com muito mármore pelas paredes, chegamos bem no horário da missa de Páscoa - quando o coral estava cantando. Foi uma sensação tao boa, uma paz estava espalhada pelo ar com aquelas vozes entoando as músicas que realmente tive a impressão de estar no céu!

Links interessantes pra visitar: 
Hungria Bonita - Budapeste


3 comentários:

  1. Ai Ana, sabe que desde que cheguei aqui, morro de vontade de conhecer o leste europeu? Acho muito mais interessante.
    E essas fotos só me deixaram com mais vontade. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, uma viagem realmente pra ficar pra sempre na memória!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoooooooro Budapeste! Lindas, lindas fotos! Oh viagem gostosa :-D
    Beijocas, Angie

    ResponderExcluir